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Com 'mundo mais tenso', Brasil investe de forma errada no setor de defesa, afirma especialista

© Foto / Tânia Rêgo/Agência Brasil / Fotos PúblicasExército na Rocinha, favela da Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ)
Exército na Rocinha, favela da Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ) - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2023
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Para analista entrevistado pela Sputnik Brasil, em um "mundo mais tenso", é natural que os países incrementem os gastos militares. Segundo ele, o Brasil também precisa repensar suas defesas. Mas, afinal, por onde começar? E qual será o melhor caminho?
Em meio ao consenso de que o conflito na Ucrânia acendeu uma espécie de alerta global para a importância da independência no setor de defesa, o Brasil ainda analisa quais caminhos seguir e o que será preciso para garantir uma forte capacidade de resposta para os complexos desafios do mundo contemporâneo.
Embora o caso de cada país "dependa muito do seu contexto doméstico", como explicou o especialista em ciência política e relações internacionais Lucas Rezende, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), o Brasil tem dois problemas estruturais dentro de suas Forças Armadas que precisam ser sanados.
Em primeiro lugar, "a desconexão com os interesses da sociedade civil". Em segundo, as "falhas nas políticas de investimento orçamentárias". O analista apontou que o país consome "mais de 85% do seu orçamento de defesa em gasto com pessoal".
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"As nossas Forças Armadas gastam errado e gastam sem consultar a sociedade. O caminho deveria ser inverso. A sociedade, por meio dos seus líderes eleitos, deveria se organizar e elaborar uma política nacional de defesa, uma estratégia que seria passada ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas", comentou.

Entretanto "a coisa no Brasil é invertida", disse ele, enfatizando que essa discussão tornou-se fundamental porque "o mundo está mais tenso".
"O mundo está em guerra", disse Lucas Rezende, que entende que um determinado cenário de cooperação internacional que existia no pós-Guerra Fria, "principalmente ligado à integração e cooperação internacional", foi rompido. "É natural que se incrementem os gastos em defesa", comentou.

E qual é o caminho para o Brasil?

Para reativar o setor de defesa do Brasil na esteira dos problemas geopolíticos que cercam a nação, a solução passa pela expansão das parcerias regionais, sobretudo no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), explicou Lucas Rezende.
Ele entende que existem problemas orçamentários envolvendo o Ministério da Defesa e que, "sim, sobra pouco dinheiro para poder investir na defesa do país". Mas solucionar esse problema é mais simples, é preciso "reformar as Forças Armadas para poder diminuir consideravelmente o número de militares da ativa".
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O grande desafio, por outro lado, é retomar as parcerias com a Unasul e, em especial, com o Conselho de Defesa Sul-americano (CDS).
A Unasul é uma organização formada pelos 12 países da América do Sul, que está sendo retomada agora após passar por um período de paralisação. É uma união que integra as duas uniões aduaneiras existentes na região, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade Andina de Nações (CAN), como parte de um contínuo processo de integração sul-americana.

"Foi uma experiência quase que única na história recente do Brasil [o CDS], na qual as Forças Armadas implementaram, por meio da cooperação, a política externa brasileira. Isso é fundamental para a defesa nacional brasileira, porque é impossível a gente pensar na nossa defesa exclusivamente, sem pensar na capacidade de defesa que os nossos vizinhos têm", comentou.

Essa importância com relação aos nossos vizinhos justifica-se em razão dos problemas que o Brasil precisa enfrentar a curto prazo, como o tráfico internacional de drogas e o crime organizado, "que é transnacional e, portanto, atua em diversos países da região".

"Esses países não têm condições mínimas de garantir a sua defesa, o monitoramento de espaço aéreo, das suas fronteiras. Como é que o Brasil vai fazer isso sozinho?", questionou.

Para ele, um bom exemplo da importância da política externa estar alinhada com as forças armadas é a compra do porta-aviões da França que, após alguns anos, precisou ser afundado em decorrência de inúmeros problemas.
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"Não pode simplesmente se comprometer com a compra de algum equipamento sem que isso seja associado às outras forças. O porta-aviões São Paulo, que compramos da França, não serviu para absolutamente nada. Inclusive foi afundado agora, há poucos dias. Isso por quê? Porque foi feita uma compra sem uma conexão com o propósito de uma política externa".

Embora não veja uma dependência da indústria de defesa do Brasil em relação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o analista entende que há um alinhamento com alguns países da aliança militar herdado após o fim da Segunda Guerra Mundial.
No entanto, ele destaca que "o Brasil buscou, nos últimos anos, principalmente a partir do primeiro governo de [Luiz Inácio] Lula [da Silva], quando houve maior investimento na indústria de defesa nacional, pluralizar nossos parceiros, inclusive [contando] com a própria Rússia".
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O Orçamento de 2023 prevê um montante de R$ 122,85 bilhões para o Ministério da Defesa do Brasil, 6% a mais do que o do ano passado. Embora grande parte dos recursos vá para pagamentos de salários, pensões e aposentadorias dos militares — em torno de 77% — , cerca de R$ 8,66 bilhões devem ser destinados a investimentos, como a compra de caças Gripen e de blindados e a construção de submarinos.
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