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'Made in Brazil': para recuperar estaleiros, Lula precisará competir com asiáticos, diz pesquisador

© Foto / XinhuaVista aérea do cais de contêineres do porto de Zhoushan, na cidade de Ningbo, província de Zhejiang, leste da China, em 12 de julho de 2017
Vista aérea do cais de contêineres do porto de Zhoushan, na cidade de Ningbo, província de Zhejiang, leste da China, em 12 de julho de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2023
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A promessa do presidente Lula de recuperar a falida indústria naval brasileira parece ser mais difícil de cumprir do que parece. Ao comentar o assunto para a Sputnik Brasil, professor da Escola de Guerra Naval explicou por que o governo precisará competir com os asiáticos, como China e Coreia do Sul, e os desafios do setor.
Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, ainda durante a campanha do ano passado, que voltaria a "construir navios nos estaleiros do Rio de Janeiro", muitos celebraram a retomada de uma política que é fundamental para um país com um litoral de 7.491 quilômetros de extensão.
Outros, contudo, desacreditaram a promessa, apontando que o Brasil de hoje, se de fato pretende recuperar seus estaleiros e voltar a construir navios, terá pela frente desafios maiores do que no passado.
O doutor Thauan Santos, professor da Escola de Guerra Naval (EGN) e coordenador do Grupo Economia do Mar (GEM), explicou os dois lados da questão. Se por um lado trata-se de uma indústria crítica para o país, por outro os problemas estruturais formam uma sombra de desconfiança sobre o sucesso do projeto.
© AFP 2023 / Yasuyoshi ChibaO primeiro de quatro submarinos diesel-elétricos em construção no estaleiro de submarinos de Itaguaí (RJ), em 22 de maio de 2014, quando a indústria naval brasileira ainda estava em alta
O primeiro de quatro submarinos diesel-elétricos em construção no estaleiro de submarinos de Itaguaí (RJ), em 22 de maio de 2014, quando a indústria naval brasileira ainda estava em alta - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2023
O primeiro de quatro submarinos diesel-elétricos em construção no estaleiro de submarinos de Itaguaí (RJ), em 22 de maio de 2014, quando a indústria naval brasileira ainda estava em alta
"A principal deficiência dos estaleiros brasileiros tem a ver com a sua pouca competitividade internacional", disse ele, apontando que os titãs da indústria naval estão localizados na Ásia, como China, Coreia do Sul e Cingapura.

Quem pode competir com a China?

Dos cinco maiores estaleiros do mundo, três estão na Coreia do Sul, um fica na China e o outro tem sede no Japão. Pequim lidera o setor de construção naval mundial, respondendo por 47,2% dos navios construídos no planeta em 2021.
O Brasil tem litoral, comércio, gasta exageradamente em fretes marítimos e precisa de plataformas para exploração de petróleo. Como avaliou Thauan Santos, "é um setor estrutural importante que envolve muitas cadeias produtivas e, portanto, estratégico para a economia do país".
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O problema, entretanto, reside nos problemas que envolvem a "consolidação da indústria naval nacional, sejam corporativos, financeiros, comerciais ou estratégicos". O país carece, por exemplo, de "uma oferta de produtos bancários, como aval e crédito, que sejam ajustados ao risco operacional dessas atividades".
Além disso, o pesquisador defende "uma própria política fiscal e comercial que possibilite a redução do custo, por exemplo, do aço e de outros insumos utilizados na fabricação dessas embarcações, sobretudo por conta do efeito cambial".
Outros atores envolvidos na questão, como o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), pedem a retomada de programas de estímulo à indústria naval, como o Promef, que foi o programa de expansão e modernização da frota da Transpetro, e também o Proefan, projeto de renovação da frota da Petrobras.
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Os países asiáticos, por outro lado, como disse Thauan Santos, têm um arcabouço legislativo que oferece "crédito barato rotativo, incentivos fiscais e aval bancário. Eles têm forte adensamento tecnológico, sobretudo por parte das cadeias de fornecedores", e isso é importante para que os investidores aloquem recursos nos estaleiros.

Dificuldade para investir: o parque naval está endividado

Para além do desafio de convencer investidores a trocarem a Ásia pelo Brasil, naturalmente a retomada do crescimento da indústria naval passa pelo fomento estatal ao setor, gerando aumento de competitividade e uma cadeia logística a longo prazo.
"A indústria naval no mundo todo é incentivada por governos, por ser um setor de natureza estratégica e necessitar de uma série de políticas macroeconômicas e setoriais permanentes", disse Thauan Santos.
O Sinaval estima que 42 dos principais estaleiros do país apresentaram quedas orçamentárias significativas desde 2016, com alguns deles tendo acumulado dívidas bilionárias, como o da OSX, de Eike Batista. Além disso, cerca de 85% do pátio industrial naval brasileiro está endividado por conta da crise dos últimos anos.
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A ausência de investimentos na indústria naval brasileira aumentou o êxodo de encomendas que foram direcionadas para a Ásia. "Nos últimos seis, sete anos", como enfatizou Thauan Santos, "o número de trabalhadores empregados na indústria caiu de 71,6 mil, em 2014, para 33,1 mil".
A promessa de Lula, por enquanto, é fazer mais investimentos via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos estaleiros brasileiros e impulsionar, por consequência, a indústria de petróleo e gás do país.
Para o pesquisador, "a retomada dos investimentos precisa ser ampla". Ou seja, "ao se reestruturar a indústria, ela precisará ser mais competitiva em termos de custos, de prazos e de tecnologia".
© AP Photo / Robert F. BukatyEstaleiro de Portsmouth, na Inglaterra, em 8 de setembro de 2021
Estaleiro de Portsmouth, na Inglaterra, em 8 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2023
Estaleiro de Portsmouth, na Inglaterra, em 8 de setembro de 2021
"A melhoria da capacidade de prestação de serviço pelos estaleiros seria o primeiro passo", disse o especialista, acrescentando que a partir disso será possível "costurar uma política de Estado que crie as condições para que haja um aumento da frota nacional".
Para Thauan Santos, "o BNDES vai voltar a ter um papel estratégico de desenvolvimento de setores estratégicos brasileiros", podendo criar um "regime único alfandegário" ou mudar a questão fiscal e cambial, "para que haja algum tipo de desoneração fiscal, principalmente dos equipamentos que serão importados".

Estaleiros: investimento no país

Embora seja notória a relação entre a operação Lava Jato e a quebra do setor naval brasileiro, a ausência de investimentos do Estado nos últimos dois governos, na opinião do professor da EGN, agravou a crise em um mercado de trabalho que poderia ser fundamental para o desenvolvimento do país.
Ele lembra que "a indústria naval respondia por cerca de 20% do PIB do Rio de Janeiro" e argumenta que "quando a gente fala de geração de emprego na indústria naval, estamos falando de empregos em um setor que impulsiona outros segmentos".
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"Para trazer alguns dados, entre 2007 e 2016 foram concluídas 605 embarcações, além da geração de 82 mil empregos diretos e 400 mil indiretos. Fora toda a qualificação de mão de obra envolvida nessa cadeia produtiva, que envolve petróleo e gás", comentou.
Thauan Santos ainda lembrou que a indústria naval "desenvolve a economia dos municípios abrangidos por esses empreendimentos", como em Macaé e Maricá, no Rio de Janeiro, e que ao gerar conhecimento técnico para o país, "isso habilitará a indústria a se desenvolver e inclusive propor soluções de maior valor agregado, reduzindo a dependência tecnológica do exterior".
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