- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tribunal na Letônia prorroga prisão de editor-chefe da Sputnik Lituânia por mais 2 meses

© Sputnik / Maksim BlinovPrédio do grupo midiático Rossiya Segodnya em Moscou
Prédio do grupo midiático Rossiya Segodnya em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2023
Nos siga no
Uma decisão de tribunal no país europeu alargou o tempo em que Marat Kasem estará encarcerado. Ele está fora de liberdade desde o final de 2022.
Um tribunal letão rejeitou a moção de defesa do jornalista Marat Kasem para mudar sua medida preventiva, que permanecerá na prisão, informou na segunda-feira (6) o canal Telegram da Sputnik Lituânia.
"O tribunal rejeitou um recurso para alterar a medida não-custodial de restrição para o editor-chefe do Sputnik Lituânia. Marat permanecerá na Prisão Central de Riga por mais dois meses, quando ele poderá recorrer novamente", diz a declaração.
Kasem, um cidadão letão que vive em Moscou há alguns anos e trabalha para a agência de comunicação Rossiya Segodnya, foi detido no final de 2022 na Letônia, onde tinha vindo por motivos familiares. Em 5 de janeiro, um tribunal em Riga prendeu o jornalista. Em meados desse mês, um tribunal de Riga o prendeu novamente.
Logotipo da Sputnik em microfone e no fundo de estúdio, foto publicada em 4 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2023
Panorama internacional
Editor-chefe da Sputnik Lituânia é detido em Riga por suspeitas de espionagem e violação de sanções
A ombudsman russa Tatyana Moskalkova chamou sua detenção de ataque à liberdade de expressão, e apelou para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Dmitry Kiselev, diretor-geral da Rossiya Segodnya, assegurou que a agência apelaria para que a comunidade internacional respondesse e fizesse "tudo o possível para garantir a libertação de Kasem". Kiselev chamou a detenção de ilegal, e a prisão, disse ele, ocorreu no âmbito da "ilegalidade europeia, quando uma pessoa pode ser presa por ser jornalista profissional, por sua opinião, por sua posição, pelas informações que ele expressa".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала