- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Em visita do premiê do Japão a Kiev, Zelensky reclama sobre falta de resposta da China

© AP Photo / Efrem LukatskyO presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy fala durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida em Kiev, Ucrânia, 21 de março de 2023
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy fala durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida em Kiev, Ucrânia, 21 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
Nos siga no
Para especialistas, a visita do premiê japonês é intencional neste momento, e visa fazer um contraponto com a visita de Xi à Rússia, mostrando que, do lado asiático, a intenção do Japão é priorizar a Ucrânia em conjunto aos Estados Unidos.
Em meio à visita de Xi Jinping a Moscou, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, disse hoje (21) que Kiev sugeriu à China que aderisse a uma fórmula de paz ucraniana para acabar com o conflito Rússia-Ucrânia, mas que ainda está esperando por uma resposta.
A observação do líder ucraniano foi feita durante coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, que visitou o país nesta terça-feira (21), segundo a Reuters
Para especialistas, a visita do premiê visa fazer um contraponto com a visita de Xi à Rússia, mostrando que, do lado asiático, há intenção do Japão de priorizar a Ucrânia em conjunto aos Estados Unidos.
Pequim propôs uma proposta de paz de 12 pontos, mas Kiev insiste na retirada total das tropas russas e vem promovendo seu próprio plano nos últimos meses.
Quando o plano foi divulgado no final de fevereiro, Zelensky insistiu que uma reunião com alguma delegação chinesa era necessária para entender "coisas gerais" sobre a proposta. Já na Rússia, a visita do líder chinês reafirmou a parceira entre ele e o presidente, Vladimir Putin.
Em um artigo publicado por Xi ontem (20) durante a visita, ele acrescentou que o recém-publicado plano de paz para a Ucrânia leva em conta as preocupações de todos os lados, e reflete, na medida do possível, o ponto de vista da comunidade internacional para superar a crise.
Para isso, sugeriu, será necessário que todos os lados sejam orientados pelo conceito de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, e continuem o diálogo e as consultas de forma equitativa, prudente e pragmática
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала