Japão convida governo Lula para reunião do G7
16:42 22.03.2023 (atualizado: 16:45 22.03.2023)
© AP Photo / Yoshikazu TsunoO primeiro-ministro japonês Fumio Kishida fala sobre sua política parental em uma coletiva de imprensa em sua residência oficial em Tóquio, sexta-feira, 17 de março de 2023
© AP Photo / Yoshikazu Tsuno
Nos siga no
A última vez que o Brasil participou do evento foi em 2008. A fim de discutir os assuntos urgentes do cenário global, encontro acontecerá em Hiroshima em maio.
Nesta quarta-feira (22) embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, confirmou que o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, convidará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, que acontece entre os dias 19 e 21 de maio.
Bem-vindo ao #G7, #Brasil 🇧🇷! O Primeiro-Ministro do #Japão, @kishida230, anunciou que convidará o Presidente @LulaOficial para a Cúpula do @G7 em Hiroshima, em maio. É essencial que o Japão coopere com o Brasil em questões globais, como mudança climática, saúde e desenvolvimento pic.twitter.com/qq6KZDIXv6
— HAYASHI Teiji (Embaixador do Japão no Brasil) (@EmbJapao) March 21, 2023
A cúpula que engloba Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá costuma convidar outras nações, mas última participação do Brasil no evento aconteceu em 2008, no segundo mandato de Lula, relembra o UOL.
O premiê do Japão esteve nesta semana na Ucrânia, ao mesmo tempo em que o presidente da China, Xi Jinping, foi à Rússia.
No mês passado, foi noticiado que o embaixador Hayashi Teiji disse a parlamentares que enxerga um alinhamento de Lula com Rússia e China. A embaixada japonesa em Brasília estaria procurando interlocutores do governo para debater o assunto.