Exercício russo no Ártico envolverá salva-vidas da América do Sul e da África
© Sputnik / Ministério da Defesa da RússiaA base militar "Trifólio Ártico" foi construída nas ilhas Alexandre (um conjunto de pequenas ilhas desabitadas da Terra de Francisco José, no Ártico Russo)
© Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia
Nos siga no
Nove países, inclusive Estados latino-americanos e africanos, vão participar do exercício do Ministério para Situações de Emergência russo no Ártico, disse na quinta-feira (23) o diretor do departamento de atividades educacionais, científicas e técnicas do ministério, Aleksandr Bondar.
"Já 40 participantes estrangeiros de nove países confirmaram sua participação, o que foi uma agradável surpresa para nós", disse Bondar em uma coletiva de imprensa na Sputnik.
Ele também apontou que a geografia do exercício mudou dos países da região ártica, da organização intergovernamental Conselho Ártico, para países da América do Sul, África e região eurasiática.
"Agora o interesse dos participantes é absolutamente diferente. Não são mais os países do Conselho Ártico, mas países da região da Eurásia, países africanos, países latino-americanos, que se interessam pela tecnologia e equipamentos que podem trabalhar mesmo no Ártico", acrescentou ele.
O exercício de pesquisa interdepartamental em larga escala Ártico Seguro 2023 se realizará em 6 e 7 de abril em nove regiões do Norte da Rússia.