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Empresa russa cria material furtivo para aviões que absorve 95% da radiação emitida por radar

© Foto / RostecDrones multifuncionais do tipo helicóptero
Drones multifuncionais do tipo helicóptero - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2023
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A Rússia criou protótipos do mais recente material furtivo para aeronaves, que absorve 95% da radiação eletromagnética emitida pelos radares. O material pode ser utilizado na construção de aeronaves como um elemento da estrutura da aeronave e não como um revestimento, disse o serviço de imprensa da empresa estatal Rostec.
"A Roselectronics Holding da empresa estatal Rostec criou protótipos de um material fundamentalmente novo, capaz de absorver ondas de rádio numa vasta gama de frequências. O material de camada fina pode ser utilizado para fabricar peças de aviões graças a uma base de filamentos de vidro com um núcleo metálico", disse a corporação.
De acordo com a empresa, esta é a primeira vez que tal solução estrutural é proposta para um material furtivo.
Segundo o serviço de imprensa da empresa, até à data na aviação de combate apenas são utilizados revestimentos absorventes de rádio, que não fazem parte da estrutura, mas são aplicados por cima.
"Devido às suas características excepcionais, o novo material absorve até 95% da radiação eletromagnética incidente dos radares e torna muito difícil detectar um objetivo aéreo utilizando radares", observou a empresa.
O novo material de absorção de rádio consiste em várias camadas de tecido de fibra de vidro unidas entre si e baseia-se em filamentos finos com um núcleo metálico em isolamento de vidro.
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O material furtivo foi desenvolvido pelo Gabinete Central de Projetos de Materiais de Rádio Especiais (parte da Roselectronics) para fabricação de lâminas de compressores de motores – uma das peças mais visíveis nas aeronaves na gama das emissões de radar.
De acordo com Aleksei Dymovskikh, diretor-geral do gabinete de projetos, o problema da criação de um material absorvente de emissões de rádio estrutural há muito que existe na indústria aeronáutica militar.
"Os tipos existentes de revestimentos furtivos nas aeronaves requerem uma renovação regular, enquanto a fibra de vidro com coeficiente de reflexão reduzido não requer manutenção. Os nossos protótipos já passaram com êxito pelos testes de fábrica necessários", concluiu ele.
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