- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Contrariando parte do governo, ministro da Defesa do Brasil defende novo militar para chefiar GSI

© Foto / Ministério da Defesa do BrasilJosé Múcio Monteiro
José Múcio Monteiro - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2023
Nos siga no
Desde que iniciou sua gestão, Lula tem feito uma "desmilitarização" de cargos no governo federal ocupados por membros das Forças Armadas. O movimento ganhou impulso após as invasões no DF, nas quais o mandatário acredita que o Exército foi conivente com os invasores.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, também desembarcou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Lisboa, Portugal, nesta sexta-feira (21) e falou com a imprensa.
Em meio à polêmica envolvendo o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, Múcio disse a repórteres que "não é hora de mudar o perfil do comando", ou seja, sugerindo a continuidade de um militar à frente da pasta.
3º Sargento, Renan Péricles Bezerra da Silva, aluno melhor classificado na Escola de Sargentos de Armas (ESA), de Três Corações, para a cerimônia de celebração do 74° aniversário de criação da Brigada de Infantaria Paraquedista (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2022
Notícias do Brasil
Ameaça de sargento da Marinha a Lula impulsiona movimento para retirar militares do GSI, diz mídia
Neste momento, o cargo está sendo ocupado de forma interina por Ricardo Cappelli, mas Múcio também indicou que não será por muito tempo, segundo o UOL.
Sobre a saída do general, o chefe da Defesa disse que "foi bom para ele", porque "não estava se sentindo confortável", acrescentando que "desde o episódio do 8 de janeiro, ele não ficou à vontade. Ele não estava se sentindo bem. E agora com aquelas fitas, as coisas pioraram e ele resolveu sair".
Gonçalves Dias pediu demissão na quarta-feira (19), após imagens divulgadas sendo conivente com os invasores do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. Hoje (21), o general deixou a sede da Polícia Federal em Brasília após quase cinco horas de depoimento, de acordo com o jornal O Globo.
A oitiva foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ontem (20), conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала