Adeus F-35? Turquia encontra substituto para caças norte-americanos (VÍDEO)
04:44 02.05.2023 (atualizado: 14:48 02.05.2023)
© Foto / Rede social da Indústria Aeroespacial TurcaCaça turco de quinta geração KAAN
© Foto / Rede social da Indústria Aeroespacial Turca
Nos siga no
Na segunda-feira (1º), o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que o caça Hurjet, de produção nacional, está pronto para entrar em serviço na Força Aérea do país.
Estas aeronaves deverão ser implantadas no navio de assalto anfíbio Anadolu, e serão "capazes de substituir parcialmente os F-16 do país".
Além disso, o líder turco anunciou o nome do futuro avião da quinta geração de produção nacional.
Além disso, o líder turco anunciou o nome do futuro avião da quinta geração de produção nacional.
Türkiye’s President Recep Tayyip Erdogan speaks at the Century of Future in Ankara:
— TRT World (@trtworld) May 1, 2023
- National combat aircraft will be called "KAAN"
- Today is a historic day for defence and aviation in our country pic.twitter.com/9W9w0h3JXu
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan fala no Século do Futuro em Ancara. O avião de combate nacional se chamará KAAN. Hoje é um dia histórico para a defesa e aviação em nosso país.
De acordo com o líder turco, a aeronave turca, de quinta geração, contará com armas e radares nacionais.
"Agora, a Turquia está em todos os campos: na terra, no mar e sob o mar, bem como no ar e espaço", afirmou Erdogan em evento organizado pelas Indústrias Aeroespaciais Turcas.
A aeronave, conhecida como KAAN, pode atingir velocidade de 1,8 Mach e foi fabricada para substituir a envelhecida frota de caças norte-americanos F-16.
© Foto / Rede social de Recep Tayyip ErdoganPresidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na cabine do novo caça de quinta geração do país KAAN
Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na cabine do novo caça de quinta geração do país KAAN
© Foto / Rede social de Recep Tayyip Erdogan
De acordo com o presidente turco, com este avião o país será um dos cinco países que possuem tal tecnologia.
O desenvolvimento da aeronave foi iniciado em 2016, entrando em produção em março do mesmo ano.
Fim da 'novela' dos F-35 e F-16?
Além disso, com o novo caça de quinta geração, a Turquia finalmente poderá dizer "adeus" aos caças F-35 dos EUA, e se livrar de vez dos F-16 que foram oferecidos pelos norte-americanos a um alto custo em troca das aeronaves de quinta geração.
Anteriormente, Cagri Erhan, membro do Conselho de Segurança e Política Externa da presidência turca, afirmou à Sputnik que Ancara poderia recusar a sua decisão de comprar caças F-16 dos EUA devido ao preço alto e à disponibilidade de outras opções mais modernas.
No final de fevereiro, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que Washington não pode vender caças F-16 à Turquia sem a aprovação do Congresso, o que significa que as suas preocupações com relação à posição da Grécia e às solicitações da Suécia e da Finlândia à OTAN têm de ser abordadas.
Em abril de 2021, EUA excluíram a Turquia do programa F-35 depois que Ancara comprou os sistemas de defesa antiaérea S-400 da Rússia.
Em decorrência do "capricho" americano, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan alertou que os EUA pagariam o preço por não cumprir seus compromissos com Ancara em relação à entrega de caças F-16 e F-35.