- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

MRE da Rússia: Moscou não foi a causa de obstáculos para os navios turcos deixarem os portos

© AFP 2023 / Bo Amstrup / Ritzau ScanpixNavios graneleiros ARGO I (à esquerda) e Lucent (no centro) e Puma (à direita) atracados no terminal de grãos do porto de Odessa, Ucrânia, 10 de abril de 2023
Navios graneleiros ARGO I (à esquerda) e Lucent (no centro) e Puma (à direita) atracados no terminal de grãos do porto de Odessa, Ucrânia, 10 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2023
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores russo comentou a situação em torno dos navios turcos bloqueados nos portos ucranianos, negando que tenha causado a situação.
A Rússia nunca colocou nenhum obstáculo para os navios turcos bloqueados nos portos ucranianos, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia à Sputnik.
"Tomamos nota das declarações de Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, de que Sergei Lavrov o notificou sobre a permissão para seis navios turcos 'apreendidos' em portos ucranianos desde o início da operação especial da Rússia", indicou.
"Nesse sentido, gostaríamos de notar que nunca houve qualquer obstrução por parte da Rússia à saída dos navios turcos bloqueados nos portos ucranianos. O lado russo estava pronto desde o princípio para facilitar sua passagem pacífica pelas águas do mar Negro. Os problemas, como antes, surgiram do lado ucraniano", explicou o ministério.
O primeiro navio comercial que deixou a Ucrânia sob o acordo de grãos do Mar Negro foi inspecionado em Istambul e liberado para seguir para o Líbano, disse o Centro de Coordenação Conjunta (JCC), 03 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023
Panorama internacional
MD turco: na cúpula do acordo de grãos serão discutidas extensão dele e evacuação de navios turcos
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia destacou o grande número de campos minados colocados pelas Forças Armadas da Ucrânia como causa do problema em torno dos portos onde os navios turcos estão atracados.
"Isso torna a passagem dos navios praticamente impossível. Os contatos estão sendo mantidos por meio do Ministério da Defesa", concluiu o órgão russo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала