Xi pede velocidade na modernização de sistemas após 'riscos para segurança nacional aumentarem'
© AFP 2023 / Mark Cristino O presidente chinês Xi Jinping participa da Cúpula China-Ásia Central em Xian, na província de Shaanxi, em 19 de maio de 2023

© AFP 2023 / Mark Cristino
Nos siga no
O líder chinês também disse que o país deve avançar com a construção de um sistema de monitoramento de alerta precoce, visto que a ameaça à segurança nacional "aumentou significantemente".
Durante reunião da Comissão de Segurança Nacional com os principais líderes do país nesta terça-feira (30), o presidente chinês, Xi Jinping, disse que a China precisa acelerar a modernização de seu sistema e capacidades de segurança nacional, informou a agência Xinhua.
O líder sublinhou que a complexidade das questões de segurança enfrentadas pelo Estado chinês aumentou significativamente, e que por isso, o país precisa melhorar o nível de governança de proteção de inteligência artificial (IA) de dados de rede.
Pequim tem reforçado medidas de segurança nacional e colocado mais escrutínio em tecnologias nascentes, como os serviços de inteligência artificial generativa.
Em abril, foi anunciado testes de artilharia de precisão com IA capazes de atingir alvos a 16 quilômetros feitos pelo Exército de Libertação Popular (ELP) chinês.
As imagens divulgadas pelo Instituto Tecnológico de Pequim surpreenderam os especialistas ao mostrar a precisão da artilharia ao impactar os alvos, conforme noticiado.