Premiê do Canadá anuncia que enviará avião de carga russo confiscado e mais ajuda militar a Kiev
© AP Photo / Efrem LukatskyJustin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá (à esquerda), e Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, durante coletiva de imprensa em Kiev, 10 de junho de 2023
© AP Photo / Efrem Lukatsky
Nos siga no
Justin Trudeau fez a declaração em Kiev, onde se encontrou com Vladimir Zelensky. Ele também revelou que Ottawa participará no treinamento de pilotos ucranianos em aviões ocidentais.
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, que está em visita a Kiev, anunciou neste sábado (10) o confisco de uma aeronave russa An-124 e o início do processo para entregá-la à Ucrânia.
Trudeau disse em uma coletiva de imprensa em Kiev, junto com Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, que o Canadá confiscou um avião de carga Antonov de propriedade russa que aterrissou no Canadá em fevereiro de 2022, e iniciou o processo de transferência do avião para a Ucrânia.
Segundo o canal canadense CTV, Trudeau falou sobre a intenção do governo federal de "tentar confiscar" um avião de transporte pesado An-124 Ruslan, registrado na Rússia, e "tentar" transferi-lo para a Ucrânia para que ele "não possa ser usado para apoiar o esforço militar russo".
O premiê canadense também anunciou uma nova rodada de suprimentos militares à Ucrânia, de 500 milhões de dólares canadenses (R$ 1,82 bilhão). As armas enviadas serão 288 mísseis ar-ar AIM-7 e 10.000 projéteis de 105 mm, bem como será efetuado treinamento de pilotos ucranianos em aviões de guerra ocidentais.