- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Prioridade máxima da Índia é paz' na Ucrânia, diz Modi às vésperas de visitar EUA

© Sputnik / Mikhail MetselO primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), e o presidente da Rússia, Vladimir Putin
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), e o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2023
Nos siga no
Com Nova Deli se recusando a condenar sua aliada, a Rússia, pelo conflito na Ucrânia e aumentando o comércio com Moscou para níveis recordes, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi disse ao jornal The Wall Street Journal que a posição de seu país "é bem conhecida e bem compreendida" tanto nos EUA quanto no resto do mundo.
O jornal observa que, apesar de os Estados Unidos serem o maior parceiro comercial da Índia em 2022, a "Índia tem mantido laços estreitos com a Rússia, país que ainda fornece cerca de 50% dos suprimentos militares do país, inclusive armas, munições, tanques, caças e sistemas de defesa aérea S-400".
Quando questionado sobre os comentários críticos nos Estados Unidos por não ter adotado uma postura mais enérgica contra a Rússia, Modi, que partiu na terça-feira (20) em uma visita de Estado aos EUA, respondeu:

"Não acho que esse tipo de percepção seja generalizada nos EUA. Acho que a posição da Índia é bem conhecida e bem compreendida em todo o mundo. O mundo tem plena confiança de que a prioridade máxima da Índia é a paz."

O primeiro-ministro da Índia afirmou que sua nação "não é neutra, está do lado da paz". Segundo ele, todos os países devem respeitar a lei internacional e resolver disputas através do diálogo e diplomacia.
O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar (Arquivo). - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Panorama internacional
Índia e Brasil criticam países mais ricos pela seleção discriminatória das preocupações ambientais
Modi pediu mudanças nas instituições globais, como as Nações Unidas, para adaptá-las a uma "ordem mundial cada vez mais multipolar" e torná-las mais representativas dos países menos ricos do mundo, segundo a notícia.

"Observe os membros das principais instituições – será que eles realmente representam a voz dos valores democráticos? Um lugar como a África – ela tem voz? A Índia tem uma população enorme e é um ponto brilhante na economia global, mas ela está presente?", pergunta Modi mencionando a ausência do país no Conselho de Segurança da ONU.

Mas o premiê indiano sublinha que "o mundo deve ser questionado se deseja que a Índia esteja lá".
Da esquerda para a direita, à frente: o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu; o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira; a ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor; o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar; e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Os representantes das chancelarias posam para uma foto durante uma conferência dos Amigos do BRICS, na Cidade do Cabo, África do Sul, em 2 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Panorama internacional
Mais cautelosos, Brasil e Índia querem estabelecer condições para expansão do BRICS, diz mídia
Modi abordou também as relações entre a Índia e a China dizendo que só podem progredir se houver paz na fronteira entre os dois gigantes asiáticos.

"Para manter laços bilaterais normais com a China, a paz e a tranquilidade nas áreas de fronteira são essenciais", disse Modi ao jornal.

A Índia e a China fortificaram posições e enviaram um grande número de tropas e equipamentos para sua fronteira comum no Himalaia nos últimos três anos, depois de um confronto em que 20 soldados indianos e quatro soldados chineses foram mortos em combates corpo a corpo.
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, durante coletiva de imprensa na Casa Branca. Washington, D.C., EUA, 24 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Panorama internacional
Visita de Modi é mais significativa do que ida de Blinken à China, diz Sullivan citando 'competição'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала