- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Turquia recebe explicação da Rússia sobre a não renovação do acordo de grãos

© Sputnik /  / Acessar o banco de imagensUm caminhão descarrega grãos no JSC "Elevador Melitopol", Ucrânia
Um caminhão descarrega grãos no JSC Elevador Melitopol, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2023
Nos siga no
Ancara recebeu uma explicação detalhada de Moscou sobre os motivos da não renovação da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, nesta sexta-feira (21).

"Estamos fazendo sérios esforços para renovar o acordo de grãos, a Turquia é a favor de trazer a Rússia de volta à mesa [...]. Durante uma conversa com [o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei] Lavrov, recebemos explicações detalhadas sobre os motivos da posição de Moscou", disse Fidan em entrevista coletiva.

Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas fecharam um acordo para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos ucranianos do mar Negro no dia 22 de julho de 2022.
Além disso, não foram resolvidos problemas com seguros e manutenção de navios nos portos. Os bancos não concederam empréstimos aos compradores de grãos russos e negaram garantias bancárias, muitas vezes referindo-se ao perigo de sanções ocidentais.
Além disso, os grãos transportados pelo mar Negro mal chegavam aos países mais pobres, o que era um dos pontos principais do acordo. Apenas 2,6% das entregas foram enviadas para países necessitados, enquanto 80% dos suprimentos foram destinados a países com renda alta ou acima da média.
Nesta imagem distribuída pela Presidência da Turquia, o presidente, Recep Tayyip Erdogan, inaugura a primeira central nuclear do país por videoconferência, no Palácio Presidencial, em Ancara, em 27 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2023
Panorama internacional
Erdogan: Ocidente deve tomar medidas sobre acordo de grãos; rescisão vai resultar em fome
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала