DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos descobrem no Vietnã laje de moagem com restos de especiarias de 2.000 anos (FOTO)

© AFP 2023 / Karim SahibEspeciarias (imagem referencial)
Especiarias (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 24.07.2023
Nos siga no
Devido às más condições de preservação, os restos arqueológicos de especiarias são raros. No entanto, uma nova análise de partículas recuperadas das superfícies de pedras de moagem descobertas no sul do Vietnã identificou especiarias de cerca de 2.000 anos de antiguidade.
Especiarias têm sido altamente valiosas desde os tempos antigos, desempenhando um papel fundamental na construção de pontes entre diferentes culturas.
O sul asiático serviu como a maior fonte de especiarias desde a Idade do Bronze, e evidências mostram movimentos de açafrão, canela e pimenta preta da região para o Mediterrâneo durante o segundo milênio a.C.
O Sudeste Asiático, particularmente, desempenhou um papel importante no comércio de especiarias, sendo tanto uma fonte de produtos tropicais quanto um intermediário geográfico entre a China e o subcontinente indiano, conforme relata um artigo no portal Sci.News.
"Nossa pesquisa sugere que o curry teria sido mais provavelmente introduzido no Sudeste Asiático por migrantes durante o período dos primeiros contatos comerciais através do oceano Índico", explica um dos autores do estudo, Weiwei Wang, da Universidade Nacional da Austrália.
O estudo permitiu determinar que Oc Eo, um sítio arqueológico que situado a jusante do delta do rio Mekong, no sul do Vietnã, serviu como um dos pontos de transbordo comercial: "Agora sabemos que a cidade portuária de Oc Eo desempenhou um papel importante neste comércio como uma encruzilhada cultural e comercial", acrescentou.
Arqueólogos descobrem no Vietnã laje de moagem com restos do curry de 2.000 anos
A equipe científica conseguiu identificar grãos de amido, fitólitos (sedimentos siliciosos em plantas) e grãos de pólen de especiarias culinárias – açafrão, gengibre, galangal, cravo, noz-moscada e canela – nas superfícies de ferramentas de moagem desenterradas do local.
A preservação de restos de plantas é excepcional: "As sementes eram tão frescas que era difícil acreditar que elas tinham 2.000 anos de idade", segundo os arqueólogos.
"E enquanto as famílias no Vietnã moderno podem ter a opção de recorrer ao curry em pó comprado em lojas, os principais ingredientes não mudaram muito desde os tempos antigos", resume o estudo, cujos resultados foram publicados na revista Science Advances.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала