- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líder dos rebeldes no Níger assina decreto sobre formação de novo governo

© AFP 2023 / Mídia AssociadaManifestantes seguram uma bandeira do Níger durante uma manifestação no dia da independência em Niamey em 3 de agosto de 2023
Manifestantes seguram uma bandeira do Níger durante uma manifestação no dia da independência em Niamey em 3 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Nos siga no
O general Abdourahamane Tchiani, líder dos rebeldes que tomaram o poder no Níger, assinou um decreto sobre a formação de um governo de transição, informou ActuNiger.

"O presidente do Conselho Nacional de Proteção da Pátria, o chefe de Estado, assinou [...] um decreto sobre a nomeação de membros do governo em 9 de agosto de 2023", disse a publicação.

Segundo o decreto, 21 ministros entraram no gabinete. No entanto, de acordo com a lista apresentada, apenas algumas pessoas fazem parte da hierarquia militar.
Em julho (27), em um comunicado aos moradores do Níger, um grupo de militares anunciou o fim do governo do presidente Mohamed Bazoum. A afirmação deles se deu horas após o palácio presidencial ter sido cercado. Os militares justificaram a derrubada de Bazoum afirmando que durante seu governo a situação ao redor da segurança no país piorou, assim como a economia e o bem-estar social.
Anteriormente, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deu uma semana para que Níger restituísse no poder o presidente Mohamed Bazoum. Caso contrário, segundo disse o presidente da comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, o órgão usaria a força para restaurar a ordem constitucional. O ultimato expirou no domingo (6).
Por sua vez, o porta-voz da Comissão Europeia, Peter Stano, afirmou que a União Europeia "apoiará todos os esforços da CEDEAO para resolver a situação". Ao mesmo tempo, Bruxelas espera negociações, mas os rebeldes recusaram-se a receber a delegação da CEDEAO.
Mohamed Toumba, um dos soldados que derrubaram o presidente nigerino Mohamed Bazoum, fala a apoiadores da junta governante do Níger em Niamey, em 6 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2023
Panorama internacional
'Intervenção da CEDEAO no Níger pode colocar toda África em guerra', diz assessor de líder deposto
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала