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Potencial comercial da Rota do Mar do Norte cresce exponencialmente e não vai parar, diz mídia

© Sputnik / Vladimir VyatkinO quebra-gelo Arktika
O quebra-gelo Arktika - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2023
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A Rota Marítima do Norte, a mais curta entre a Europa e a Ásia, ganhou popularidade na indústria naval global devido ao aumento da capacidade de trânsito nos últimos anos, e seu potencial continua aumentando consideravelmente, escreveu a mídia turca.
A Rota do Mar do Norte, com 5.600 quilômetros de extensão, começa na fronteira entre os mares de Barents e Kara, terminando no estreito de Bering. Embora esteja coberto de neve e gelo na maior parte do ano, os navios quebra-gelo garantem uma passagem segura por esta rota, que oferece economia significativa de combustível e tempo em comparação com outras rotas.
Além disso, o fato de a rota estar mais próxima de países como China, Japão e Coreia do Sul do que a Rota dos Mares do Sul favorece o crescimento do comércio na região do Ártico, disse o jornal turco Anadolu.
CC BY 4.0 / Collin Knopp-Schwyn, Turkish Flame / Rotas Marítimas Norte (azul) e Sul (vermelho)
Rotas Marítimas Norte (azul) e Sul (vermelho) - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2023
Rotas Marítimas Norte (azul) e Sul (vermelho)
Segundo a Atomflot, subsidiária da empresa russa Rosatom e operadora do porto de Murmansk, em 2012 foram transportadas 3,8 milhões de toneladas de carga na Rota Marítima do Norte, enquanto em 2022 esse volume aumentou para 34,1 milhões de toneladas, multiplicando-se quase nove vezes.
"A capacidade da rota deve atingir 36 milhões de toneladas em 2023 e aumentar para 80 milhões de toneladas em 2024, com o comissionamento do quebra-gelo de 60 megawatts Yakutia e a extensão de sua vida útil para vários quebra-gelos", observou a publicação.
O CEO da Atomflot, Leonid Irlitsa, afirmou a esse respeito que a vantagem mais importante da Rota do Mar do Norte é economizar tempo. "Por exemplo, um navio leva 50 dias para fazer a rota sul, enquanto a mesma viagem leva menos de 20 dias para a norte", explicou.
Por sua vez, o diretor comercial do Porto Comercial de Murmansk, Andrei Dotsenko, ecoou a afirmação do CEO, lembrando que a duração média de uma viagem pela Rota do Mar do Norte no verão (Hemisfério Norte) em condições climáticas favoráveis ​​é de cerca de oito ou nove dias. "Isso reduz pela metade o tempo necessário para atingir as principais regiões de vendas", disse ele.
O diretor acrescentou ainda que a utilização da Rota Marítima do Norte tem aumentado gradualmente nos últimos anos. Segundo o responsável, um navio carregado com concentrado de minério de ferro deve navegar por ela em 2023, sendo o maior navio a passar por esta rota.
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Importância dos quebra-gelos para a rota

Leonid Irlitsa enfatizou que os quebra-gelos desempenham um papel essencial na navegação segura de navios de carga nesta rota.

"Podemos dizer com confiança que o navio chegará do ponto A ao ponto B no prazo. Todos os grandes projetos usam quebra-gelos e eliminam os riscos", disse ele acrescentando que outro novo quebra-gelo movido a energia nuclear está atualmente em construção e que até 2030 deve haver 13 quebra-gelos russos operando na região do Ártico.

O único país do mundo com uma frota de quebra-gelos movidos a energia nuclear é a Rússia, observou a mídia. Um total de sete quebra-gelos nucleares da Atomflot garantem a segurança do tráfego marítimo ao longo da Rota de Navegação do Norte. Dentre elas, destaca-se a Arktika, fundamental para garantir o comércio no caminho.
Este quebra-gelo de 60 megawatts, construído sob o Projeto 22220, pode operar sem reabastecer combustível nuclear por sete anos. Segundo seu capitão, Aleksandr Skryabin, o Arktika —que tem 173 metros de comprimento e 34 metros de largura— comprova sua eficiência, percorrendo percursos muito difíceis em águas profundas e rasas.
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