Banco do BRICS pode ajudar países da África a enfrentarem desafios urgentes, diz Dilma Rousseff
10:26 24.08.2023 (atualizado: 14:28 24.08.2023)
© AP Photo / Ng Han GuanDilma Rousseff, ex-presidente do Brasil e presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, fala durante o fórum intitulado Modernização Chinesa e o Mundo, realizado no The Grand Halls em Xangai, 21 de abril de 2023
© AP Photo / Ng Han Guan
Nos siga no
A presidente do NDB também salientou que a região tem o maior potencial hidroelétrico inexplorado do mundo, e que o banco pode ajudar o continente a deslanchar projetos nesta área.
O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) pode ajudar a financiar projetos dos países africanos para que possam enfrentar seus desafios mais urgentes, disse a presidente do banco, Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (24), segundo a Reuters.
"O NDB tem potencial para ser o líder de projetos que abordam os desafios mais urgentes dos países africanos", disse Dilma, destacando que embora a cota de África no Investimento Direto Estrangeiro (IDE) tenha aumentado para 8,8% do IDE global em 2021 de apenas 4,9% em 2010, "pode e deve aumentar muito mais".
Um dos desafios a superar "é a expansão dos mecanismos de pagamento, nomeadamente moedas locais e outros instrumentos financeiros que eventualmente possam ser criados para construir um novo sistema financeiro, mais multilateral e inclusivo", acrescentou.
Ainda segundo a presidente, os países-membros do BRICS são "bons parceiros" para África, acrescentando que o banco financiaria projetos de infraestruturas físicas e digitais no continente, bem como projetos educacionais.