- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Estratégia da OTAN falhou na Ucrânia, reconhece ex-premiê da Itália

© AP Photo / Yves HermanO presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, aguarda o início de uma reunião bilateral com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, durante uma cúpula da OTAN em Vilnius
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, aguarda o início de uma reunião bilateral com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, durante uma cúpula da OTAN em Vilnius - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2023
Nos siga no
Giuseppe Conte, ex-premiê da Itália, deu sua opinião sobre a reação da aliança ao conflito na Ucrânia, que vê como falha tendo em conta os eventos posteriores.
A estratégia da OTAN para o conflito na Ucrânia não levou ao resultado desejado pela aliança e as sanções econômicas impostas à Rússia não paralisaram sua economia, disse no sábado (26) Giuseppe Conte, ex-premiê da Itália (2018-2021).

"A estratégia adotada na área da OTAN, baseada em suprimentos militares contínuos para a Ucrânia e na lógica da escalada, não resultou na esperada derrota militar russa. Foi tudo o contrário. Não houve derrota do Exército russo em Bakhmut [em ucraniano, Artyomovsk em russo], não houve enfraquecimento de suas unidades militares e paramilitares, não houve nada para recuar sob a contraofensiva ucraniana", escreveu o político nas redes sociais.

Conte admitiu que as sanções econômicas impostas à Rússia "não levaram o país à falência, nem deformaram sua economia".
Foto de tanques Leopard 2 e Bradley entre veículos ucranianos destruídos e danificados - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2023
Operação militar especial russa
Países da OTAN usam Ucrânia para se livrar de armas e equipamentos obsoletos, diz especialista
O ex-primeiro-ministro italiano acrescentou que a possibilidade de desestabilização interna na Rússia se desmoronou "diante do fortalecimento da liderança [de presidente russo Vladimir] Putin e do crescente consenso interno", e que as políticas ocidentais não haviam levado ao isolamento da Rússia.
"O isolamento da Rússia não se concretizou de forma alguma. De fato, a 15ª Cúpula do grupo BRICS, liderado pela Rússia e pela China, acabou de concluir, com a perspectiva concreta de sua expansão em 2024, o que cobriria 45% da população mundial e 38,2% do PIB global", apontou o político.
Conte ressaltou que o conflito na Ucrânia "expôs a incapacidade da União Europeia de elaborar uma estratégia comum eficaz e de expressar uma liderança autônoma", e sublinhou o que disse ser a subordinação dos líderes europeus aos Estados Unidos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала