Austrália recebe caças F-35 implantados pelo Japão no exterior pela 1ª vez, diz Ministério da Defesa
© Foto / Domínio Público / Força Aérea dos EUA / Cabo Dana BeesleyUm caça F-35B da Força Aérea dos EUA
Nos siga no
A Austrália recebeu dois caças F-35A do Japão em sua base militar em Tóquio, na primeira implantação dessas aeronaves no exterior, disse o Ministério da Defesa australiano nesta segunda-feira (28).
Os caças e 55 funcionários da Força de Autodefesa do Japão vão estar hospedados na base de Tindal de 26 a 29 de agosto, observou o ministério.
"A Austrália tem a honra de ser escolhida como destino para o primeiro desdobramento internacional de seus F-35As pelo Japão. Este é um marco significativo no relacionamento entre nossos dois países e é a primeira atividade a ser realizada sob o Acordo de Acesso Recíproco", disse o ministro da Defesa australiano, Greg Moriarty.
Moriarty afirmou que a Austrália enviaria seus caças F-35A ao Japão em setembro para participar dos exercícios Bushido Guardian 2023 como parte dos esforços para "apoiar um Indo-Pacífico aberto, seguro e próspero".
No dia 14 de agosto entrou em vigor o Acordo de Acesso Recíproco entre os dois países. O pacto permite que as Forças de Defesa Australianas e as Forças de Autodefesa do Japão entrem no território uma da outra. Em dezembro, as tropas australianas também devem participar nos exercícios de Yama Sakura, um exercício de posto de comando copatrocinado pelos Estados Unidos.