https://noticiabrasil.net.br/20230830/eua-estao-em-negociacao-com-filipinas-para-desenvolver-porto-proximo-a-taiwan-diz-midia-britanica-30105006.html
EUA estão em negociação com Filipinas para desenvolver porto próximo a Taiwan, diz mídia britânica
EUA estão em negociação com Filipinas para desenvolver porto próximo a Taiwan, diz mídia britânica
Sputnik Brasil
Washington está articulandomeios para desenvolver um porto civil nas remotas ilhas mais ao norte das Filipinas. A localidade exata seria nas ilhas Batanes, a... 30.08.2023, Sputnik Brasil
2023-08-30T12:20-0300
2023-08-30T12:20-0300
2023-08-30T12:20-0300
panorama internacional
taiwan
china
ásia
filipinas
eua
forças armadas
porto
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e7/08/1e/30105205_0:321:3071:2048_1920x0_80_0_0_31dcc650d930417ff6c82f533e2e34e1.jpg
A governadora provincial das ilhas Batanes, Marilou Cayco, disse à Reuters em mensagem que havia buscado financiamento norte-americano para a construção de um "porto alternativo" na região, destinado a auxiliar o descarregamento de carga da capital, Manila, durante o mar agitado na estação das monções.Duas outras autoridades filipinas – sob anonimato porque não estavam autorizadas a falar com a imprensa – disseram que tropas norte-americanas visitaram recentemente Batanes para discutir o porto.Um deles, um alto oficial militar, afirmou que as Forças Armadas filipinas estavam interessadas em radar e em melhorar as capacidades de monitoramento na área. A governadora confirmou a visita, dizendo que veio "uma vez para avaliar" o porto alternativo proposto.Cayco também disse que não conversou com os EUA sobre o Acordo Reforçado de Cooperação em Defesa (EDCA, na sigla em inglês) ou sobre instalações de radar, acrescentando que ainda não houve discussões sobre qual acesso Washington teria ao porto proposto, mas as tropas poderiam usar todos os portos da área para exercícios militares regulares como o Balikatan.O envolvimento militar dos EUA no porto proposto poderá alimentar tensões em um momento de crescente atrito com a China e de um esforço de Washington para intensificar o seu compromisso de longa data no tratado de defesa com as Filipinas.O canal Bashi entre essas ilhas e Taiwan é considerado um ponto de estrangulamento para os navios que se deslocam entre o Pacífico e o contestado mar do Sul da China, ao mesmo tempo que é uma via navegável fundamental no caso de uma invasão chinesa de Taiwan.Autoridades de segurança em Manila disseram acreditar que qualquer conflito militar no estreito de Taiwan afetaria inevitavelmente as Filipinas, dada a sua proximidade geográfica com a ilha e a presença de mais de 150 mil filipinos na ilha autogovernada.O especialista em assuntos marítimos da Universidade das Filipinas, Jay Batongbacal, analisou que o porto proposto "certamente seria necessário para a defesa da ilha no pior cenário".A Embaixada da China em Manila não respondeu imediatamente a um pedido de comentários sobre o porto proposto.Pequim enxerga Taiwan como uma província renegada que pertence por direito à China no âmbito da política de Uma Só China, enquanto a ilha autogovernada não declarou formalmente a independência, mas afirma já o ser e mantém laços próximos com os EUA.Estes, por sua vez, expressaram nos últimos anos a vontade de "conter" a China e o seu desenvolvimento.
https://noticiabrasil.net.br/20230505/filipinas-revelam-por-que-bases-dos-eua-no-pais-seriam-uteis-no-caso-de-ataque-a-taiwan-28722933.html
taiwan
china
ásia
filipinas
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2023
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e7/08/1e/30105205_171:0:2902:2048_1920x0_80_0_0_b0db6812df5146b0918b1f4913abfe20.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
taiwan, china, ásia, filipinas, eua, forças armadas, porto
taiwan, china, ásia, filipinas, eua, forças armadas, porto
EUA estão em negociação com Filipinas para desenvolver porto próximo a Taiwan, diz mídia britânica
Washington está articulandomeios para desenvolver um porto civil nas remotas ilhas mais ao norte das Filipinas. A localidade exata seria nas ilhas Batanes, a menos de 200 km de Taiwan.
A governadora provincial das ilhas Batanes,
Marilou Cayco,
disse à Reuters em mensagem que havia buscado financiamento norte-americano para a
construção de um "porto alternativo" na região, destinado a auxiliar o descarregamento de carga da capital, Manila, durante o mar agitado na estação das monções.
Duas outras autoridades filipinas – sob anonimato porque não estavam autorizadas a falar com a imprensa – disseram que tropas norte-americanas visitaram recentemente Batanes para discutir o porto.
Um deles, um alto oficial militar, afirmou que as
Forças Armadas filipinas estavam interessadas em radar e em melhorar as
capacidades de monitoramento na área. A governadora confirmou a visita, dizendo que veio "uma vez para avaliar" o porto alternativo proposto.
Cayco também disse que não conversou com os EUA sobre o Acordo Reforçado de Cooperação em Defesa (EDCA, na sigla em inglês) ou sobre instalações de radar, acrescentando que ainda não houve discussões sobre qual acesso Washington teria ao porto proposto, mas as tropas poderiam usar todos os portos da área para exercícios militares regulares como o Balikatan.
O envolvimento militar dos EUA no porto proposto
poderá alimentar tensões em um momento de
crescente atrito com a China e de um esforço de Washington para intensificar o seu compromisso de longa data no tratado de defesa com as Filipinas.
O canal Bashi entre essas ilhas e Taiwan é considerado um ponto de estrangulamento para os navios que se deslocam entre o Pacífico e o
contestado mar do Sul da China, ao mesmo tempo que é uma via navegável fundamental no caso de uma invasão chinesa de Taiwan.
Autoridades de segurança em Manila disseram acreditar que qualquer conflito militar no estreito de Taiwan afetaria inevitavelmente as Filipinas, dada a sua proximidade geográfica com a ilha e a presença de mais de 150 mil filipinos na ilha autogovernada.
O especialista em assuntos marítimos da Universidade das Filipinas, Jay Batongbacal, analisou que o porto proposto "certamente seria necessário para a defesa da ilha no pior cenário".
"Se eu fosse um estrategista chinês, gostaria de tomar no mínimo Batanes para garantir o controle do estreito de Luzon e usar a ilha para evitar a aproximação de forças navais adversárias”, disse o especialista citado pela mídia.
A Embaixada da China em Manila não respondeu imediatamente a um pedido de comentários sobre o porto proposto.
Pequim enxerga Taiwan como uma
província renegada que pertence por direito à China no âmbito da
política de Uma Só China, enquanto a ilha autogovernada não declarou formalmente a independência, mas afirma já o ser e mantém laços próximos com os EUA.
Estes, por sua vez, expressaram nos últimos anos a vontade de "conter" a China e o seu desenvolvimento.