Em 2 anos, Irã lançará Soleimani, o 1º sistema de satélite doméstico do país, diz agência espacial
© AP Photo / Sepah NewsUm foguete iraniano transportando um satélite é lançado de um local não revelado que se acredita estar na província iraniana de Semnan, 22 de abril de 2020
© AP Photo / Sepah News
Nos siga no
A Agência Espacial Iraniana (ISA, na sigla em inglês) está planejando lançar em órbita seu primeiro sistema de satélite, que leva o nome do falecido comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, o tenente-general Qassem Soleimani, nos próximos dois anos, disse o chefe da agência, Hassan Salarieh, nesta terça-feira (10).
"Em linha com os esforços para fornecer serviços de comunicações da estação espacial [...]. A Agência Espacial [Iraniana] desenvolveu especificações técnicas para o primeiro satélite doméstico de telecomunicações de banda estreita, em homenagem ao falecido Qassem Soleimani [...]. Empresas de pesquisa da indústria espacial realizaram uma licitação para a implementação deste projeto", disse Salarieh, citado pela agência de notícias ISNA.
O concurso foi ganho por um consórcio iraniano que já celebrou acordos com a ISA para o desenvolvimento, construção, entrega, testes e lançamento do sistema de telecomunicações por satélite, acrescentou o responsável. O sistema vai ser colocado em órbita nos próximos dois anos, uma vez que a ISA já possui vários satélites domésticos prontos para serem lançados, disse ele.