Lula chama ataque do Hamas de 'ato terrorista' pela 1º vez e diz que reação de Israel é 'insana'
16:03 20.10.2023 (atualizado: 19:18 20.10.2023)
© AFP 2023 / Evaristo SaO presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, discursa durante o lançamento do programa Complexo Econômico-Industrial da Saúde, no Palácio do Planalto. Brasília, 26 de setembro de 2023
© AFP 2023 / Evaristo Sa
Nos siga no
Até o momento, mandatário brasileiro não havia usado a palavra "terrorista" com o grupo palestino, mesmo enfrentando pressão de Israel e dos Estados Unidos por estar na presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) este mês.
Nesta sexta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez declarações sobre o conflito em Israel e, pela primeira vez, classificou o ataque do Hamas como "terrorista", ao mesmo tempo que considerou "insana" a reação de Tel Aviv após o ataque.
"Hoje, quando o programa [Bolsa Família] completa 20 anos, fico lembrando que 1.500 crianças já morreram na Faixa de Gaza. Que não pediram para o Hamas fazer [o] ato de loucura que fez, de terrorismo, atacando Israel, mas também não pediram que Israel reagisse de forma insana e matasse eles. Exatamente aqueles que não têm nada a ver com a guerra, que só querem viver, que querem brincar, que não tiveram direito de ser criança", disse Lula, segundo a Folha de S.Paulo.
A declaração do mandatário aconteceu durante a cerimônia de 20 anos do Bolsa Família, no Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em Brasília.
© AFP 2023 / Evaristo SaO presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, participam por videoconferência da comemoração dos 20 anos da criação do programa Bolsa Família, criado durante seu primeiro mandato e que atende famílias de baixa renda. Brasília, 20 de outubro de 2023
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, participam por videoconferência da comemoração dos 20 anos da criação do programa Bolsa Família, criado durante seu primeiro mandato e que atende famílias de baixa renda. Brasília, 20 de outubro de 2023
© AFP 2023 / Evaristo Sa
Lula participou do evento por videoconferência em sua primeira aparição pública, ainda que virtual, desde que realizou cirurgias no quadril e nas pálpebras.
"Não é possível tanta irracionalidade, não é possível tanta insanidade, que as pessoas façam uma guerra tendo em conta que as pessoas que estão morrendo são mulheres, pessoas idosas, crianças", disse o presidente também se referindo ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
Na presidência do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tentou aprovar uma resolução na segunda-feira (16), mas apesar dos 12 votos a favor, os Estados Unidos, com seu poder de veto, não deixaram o texto ser aprovado.
Hoje (20), os diplomatas brasileiros confirmaram uma sessão de emergência na Assembleia Geral da ONU, que reúne os 193 países-membros, para discutir a escalada do conflito no Oriente Médio, conforme noticiado.
O principal objetivo é discutir o veto dos Estados Unidos no Conselho de Segurança à criação de um corredor humanitário e a um cessar-fogo.