Parlamentares evacuam DNC, em Washington, durante confronto policial com manifestantes, diz mídia
01:30 16.11.2023 (atualizado: 05:12 16.11.2023)
© AP Photo / Jose Luis MaganaCongresso dos EUA, em 24 de outubro de 2023.
© AP Photo / Jose Luis Magana
Nos siga no
Parlamentares foram evacuados, nesta quarta-feira (15), do quartel-general do Comitê Nacional Democrata (DNC) em Washington, e os prédios de escritórios da Câmara foram trancados após confrontos entre a polícia e manifestantes que pediam um cessar-fogo no conflito em Gaza.
Segundo o portal Axios, a equipe de segurança Congresso na noite de quarta-feira estava "trabalhando para conter aproximadamente 150 pessoas que estão protestando ilegal e violentamente".
Segundo o relatório, todos os parlamentares foram evacuados da área, acrescentando que a polícia, em um alerta subsequente, avisou os funcionários que a entrada e saída dos prédios de escritórios da Câmara estavam proibidas devido a "atividade de manifestação significativa".
"Alguém mandou avisar para as pessoas voltarem [para trás] e a polícia disse que não é seguro. [...] A polícia estava usando máscaras de gás... Isso não foi pacífico", disse um democrata da Câmara à imprensa, acrescentando que isso "o assustou mais do que 6 de janeiro [motim no Capitólio]".
Ele acrescentou que ele e todos os seus colegas foram evacuados em segurança, segundo o relatório.
O deputado Brad Sherman afirmou em uma postagem no X, anteriormente conhecido como Twitter, após a evacuação, que os manifestantes "pró-terroristas, anti-Israel" ficaram violentos e começaram a "usar spray de pimenta nos policiais e tentaram invadir o prédio".
Ele agradeceu aos policiais "que os impediram e ajudaram a ele e a seus colegas a sair em segurança", acrescentando que "manifestantes pró-Hamas querem que os republicanos prevaleçam nas próximas eleições congressuais".