- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nem todos os países da União Europeia apoiam adesão da Ucrânia ao bloco, diz mídia

© AP Photo / Virginia MayoBandeiras da Ucrânia e da União Europeia (UE) penduradas juntas no exterior do edifício antes de uma sessão plenária extraordinária sobre a Ucrânia no Parlamento Europeu em Bruxelas, 1º de março de 2022
Bandeiras da Ucrânia e da União Europeia (UE) penduradas juntas no exterior do edifício antes de uma sessão plenária extraordinária sobre a Ucrânia no Parlamento Europeu em Bruxelas, 1º de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2023
Nos siga no
O portal EUobserver citou um diplomata como sugerindo que a Ucrânia pode não aderir à UE devido à oposição de alguns dos países dentro do bloco.
Alguns países da União Europeia, incluindo a Alemanha, Áustria e França, não querem que a Ucrânia se junte ao bloco, informou na quinta-feira (16) o portal EUobserver, citando um diplomata da UE.
"Com certeza, a Áustria será obstrutiva, mas se esconderá atrás da Hungria [...] Apesar de sua nova retórica, a França não quer realmente a Ucrânia na UE e a Alemanha está jogando um jogo cínico", disse o diplomata.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, carregando uma bandeira ucraniana, e Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, durante cúpula UE-Ucrânia em Kiev, Ucrânia, 2 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2023
Panorama internacional
'Choque com a realidade': viabilidade de financiar Kiev é cada vez mais duvidada na UE, diz mídia
Segundo ele, a Alemanha quer usar a ampliação da UE para expandir a votação por maioria qualificada no Conselho da União Europeia.

"As mudanças darão mais poder a Berlim, mas os alemães não acreditam realmente que a Ucrânia vai aderir", disse o diplomata.

Em 8 de novembro, a Comissão Europeia recomendou a abertura de negociações formais de adesão com a Ucrânia e a Moldávia. A decisão sobre o início das negociações de adesão à UE com Kiev e Chisinau será tomada na cúpula da UE em Bruxelas, Bélgica, nos dias 14 e 15 de dezembro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала