Militares israelenses afirmam que tropas encontraram 'túnel do terror' sob o maior hospital de Gaza
17:01 19.11.2023 (atualizado: 17:52 19.11.2023)
© AFP 2023 / Dawood NemerVista do hospital Al-Shifa na cidade de Gaza cercado de escuridão enquanto o combustível para a geração de eletricidade acaba em meio às batalhas em curso entre Israel e o grupo palestino Hamas, 3 de novembro de 2023
© AFP 2023 / Dawood Nemer
Nos siga no
Os militares israelenses afirmaram neste domingo (19) ter descoberto um "túnel de terror" sob o hospital Al-Shifa, o maior centro de saúde da sitiada Faixa de Gaza.
"As tropas das Forças de Defesa de Israel expuseram um túnel terrorista de 55 metros de comprimento, dez metros de profundidade abaixo do complexo do hospital Al-Shifa", disseram as Forças de Defesa de Israel (FDI) em um comunicado publicado nas redes sociais.
As FDI disseram que a entrada do suposto túnel estava coberta por uma porta à prova de explosões, do tipo que é usada pelo grupo militante palestino Hamas para bloquear entradas aos seus centros de comando e ativos subterrâneos.
Israel acusou repetidamente o Hamas de se infiltrar em instalações médicas no enclave para justificar operações militares nos hospitais e ao redor deles.
Médicos do hospital de Al-Shifa disseram à Al Jazeera no sábado (18) que receberam ordens de evacuar as instalações, que abrigavam milhares de civis deslocados, além de pacientes internados e equipe médica. As FDI negaram a informação.