649º dia da operação militar especial nas fronteiras russas
649º dia da operação militar especial nas fronteiras russas
Sputnik Brasil
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022... 04.12.2023, Sputnik Brasil
rússia, vladimir putin, sergei shoigu, donetsk, lugansk, kherson, ministério da defesa (rússia), новый онлайн для белой редактуры
rússia, vladimir putin, sergei shoigu, donetsk, lugansk, kherson, ministério da defesa (rússia), новый онлайн для белой редактуры
Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Além disso, recentemente, tanto em Kiev como na mídia ocidental, surgem relatos da "iminente contraofensiva" do Exército ucraniano. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmou em 6 de julho que Kiev lançou uma tentativa de ofensiva em cinco frentes com concentração de grandes forças, contudo fracassou em todas.
EUA não vão poder fornecer armas à Ucrânia depois de esgotar os fundos alocados, diz Sullivan
Os Estados Unidos não poderão fornecer armas à Ucrânia depois de usar todos os fundos já alocados pelo Congresso para o país, disse o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, nesta segunda-feira (4), quando questionado se existe um "Plano B" para a Ucrânia se o Congresso se recusar a fornecer financiamento suplementar.
17:08 04.12.2023
Casa Branca afirma que votação do Congresso contra financiamento suplementar para a Ucrânia ajudará a Rússia
Uma votação do Congresso dos EUA contra o financiamento suplementar para a Ucrânia vai prejudicar Kiev e ajudar a Rússia, disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, nesta segunda-feira (4).
16:00 04.12.2023
Departamento de Estado dos EUA admite que a situação do campo de batalha na Ucrânia é 'difícil'
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse nesta segunda-feira (4) que a situação do campo de batalha na Ucrânia é difícil para as forças de Kiev devido ao entrincheiramento dos militares russos.
"Certamente, no que diz respeito ao campo de batalha, é uma situação difícil", disse Miller durante uma coletiva de imprensa.
15:58 04.12.2023
Chefe russo de direitos humanos afirma ter determinado 8.123 casos de crimes de Kiev contra civis
14:43 04.12.2023
Turquia e Ucrânia vão realizar consultas políticas na terça-feira, diz fonte
A Turquia e a Ucrânia vão realizar consultas políticas sobre questões regionais na terça-feira (5), disse uma fonte diplomática em Ancara à Sputnik.
"Em 5 de dezembro de 2023, consultas políticas sobre questões bilaterais e regionais entre a Turquia e a Ucrânia serão realizadas entre delegações lideradas pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Turquia, embaixador Burak Akcapar, e pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Yevgeniy Perebiinis", disse a fonte.
14:36 04.12.2023
Congresso dos EUA pode chegar a acordo sobre ajuda à Ucrânia e proteção de fronteira por meio de negociações 'razoáveis', diz porta-voz da Casa Branca
14:34 04.12.2023
UE espera que divergências com a China sobre o conflito na Ucrânia permaneçam após a cúpula, diz fonte
O conflito em curso na Ucrânia vai continuar no topo da agenda da próxima cúpula UE-China, no dia 7 de dezembro, mas Bruxelas espera que as divergências com Pequim sobre a questão permaneçam, disse uma importante fonte da União Europeia (UE) aos jornalistas nesta segunda-feira (4).
14:28 04.12.2023
Kiev perde até 300 soldados na direção de Donetsk nas últimas 24 horas, diz Ministério da Defesa da Rússia
A Ucrânia perdeu até 300 soldados e cinco peças de equipamento militar na direção estratégica de Donetsk nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Defesa russo nesta segunda-feira (4).
"Na direção de Donetsk [...]. As baixas inimigas chegaram a 300 militares, dois veículos blindados e três veículos", disse o ministério em um comunicado, acrescentando que a Ucrânia também perdeu até 100 soldados na direção sul de Donetsk.
14:25 04.12.2023
Kiev e Varsóvia encontraram 'certos pontos de contato' para impedir protestos na fronteira, diz embaixador
A Ucrânia e a Polônia encontraram "certos pontos de contato e compromissos" para cessar os bloqueios fronteiriços que causaram filas de caminhões, disse o embaixador ucraniano na Polônia, Vasiliy Zvarych, nesta segunda-feira (4).
08:12 04.12.2023
Ucrânia pede aos EUA 17 milhões de munições, diz mídia
O comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny, pediu ao ministro da Defesa dos EUA 17 milhões de projéteis de artilharia, relatam os meios de comunicação ucranianos.
De acordo com eles, o chefe do Pentágono ficou muito surpreso, "porque não há tantos projéteis no mundo".
07:14 04.12.2023
Analista revela sistemas de foguetes e de guerra eletrônica russos que paralisam forças ucranianas
07:13 04.12.2023
'Chegou a hora': político francês revela plano dos EUA para se livrarem de Zelensky
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.