- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Alemanha: pesquisa aponta que popularidade de Olaf Scholz segue derretendo

© AP Photo / Natacha PisarenkoOlaf Scholz, chanceler da Alemanha, participa de coletiva de imprensa no Ministério das Relações Exteriores argentino em Buenos Aires, Argentina, 28 de janeiro de 2023
Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, participa de coletiva de imprensa no Ministério das Relações Exteriores argentino em Buenos Aires, Argentina, 28 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Nos siga no
Sondagem aponta que índice de aprovação de Scholz caiu de 44%, em junho, para atuais 30%.
Uma pesquisa encomendada pela revista alemã Der Spiegel apontou que a aprovação da gestão do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, continua em queda.
Na sondagem, dois terços dos entrevistados afirmaram estar insatisfeitos com a gestão do chanceler. O índice de aprovação de Scholz caiu de 44%, em junho, para atuais 30%, o que o coloca em 14º em termos de popularidade entre os políticos alemães.
Outros integrantes do governo de Scholz que registraram queda de aprovação foram a ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, cujo índice de aprovação caiu para 42%, quatro pontos percentuais abaixo do registrado em junho, assim como a ministra do Interior, Nancy Faeser, que caiu de 23%, em junho, para 19%.
Em contraponto, Marcus Soder, o líder da União Social Cristã (CSU), e Sahra Wagenknecht, uma deputada de esquerda que criticou repetidamente a ajuda ocidental à Ucrânia, registraram um aumento significativo no índice de aprovação, subindo para 48% e 38%, respectivamente.
O vapor sai de uma torre de resfriamento da usina a gás Lichterfelde em Berlim, Alemanha, 30 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2023
Panorama internacional
Alemanha paga 2,5 vezes mais pelo gás em 2023 em comparação com 2021
De acordo com a sondagem, o político mais popular na Alemanha é o presidente Frank-Walter Steinmeier (60%), um antigo ministro das Relações Exteriores cujo papel como chefe de Estado é basicamente cerimonial. O Ministro da Defesa, Boris Pistorius, também tem um nível de apoio relativamente elevado, com 55% dos entrevistados afirmando aprovar seu trabalho.
No geral, os alemães parecem estar insatisfeitos com o governo atual, com 70% dos entrevistados afirmando considerar a gestão de Scholz "bastante ruim" ou "muito ruim".
A revista Der Spiegel sugeriu que os números baixos se devem, em parte, às atitudes em relação à imigração. Cerca de 65% dos entrevistados acreditam que houve imigração "demasiada" para o país, enquanto apenas um terço afirma que o montante é "muito pequeno" ou "correto". Além disso, 45% dos entrevistados estão pessimistas quanto à sua situação financeira no próximo ano.
A pesquisa atual ecoa uma pesquisa semelhante realizada pela ARD-DeutschlandTrend no início deste mês, na qual 74% dos entrevistados afirmaram considerar que Scholz está fazendo um trabalho ruim como chanceler, e 77% disseram ter pouca ou nenhuma confiança na direção que ele está tomando para o país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала