https://noticiabrasil.net.br/20240110/temores-de-seguranca-no-mar-vermelho-cortam-drasticamente-remessas-pelo-canal-de-suez-diz-midia-32457498.html
Temores de segurança no mar Vermelho cortam drasticamente remessas pelo canal de Suez, diz mídia
Temores de segurança no mar Vermelho cortam drasticamente remessas pelo canal de Suez, diz mídia
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Os últimos ataques houthis aceleram os planos para desviar navios ao redor do Cabo da Boa Esperança mesmo após afirmação de que somente navios ligados a Israel... 10.01.2024, Sputnik Brasil
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De acordo com o Financial Times (FT), o número de navios cargueiros na foz do mar Vermelho a caminho do canal de Suez diminuiu 90% na primeira semana de janeiro em comparação com o início de 2023, aponta uma pesquisa realizada pela empresa de serviços de transporte marítimo Clarksons, com sede em Londres. Segundo dados da pesquisa, o número de navios que desviaram do mar Vermelho para contornar o Cabo da Boa Esperança até ontem (9) era mais do dobro do total registrado em 21 de dezembro. Na noite de terça-feira, dia em que os números foram compilados, os houthis lançaram um dos seus maiores ataques combinados contra o transporte marítimo até agora. O Comando Central dos EUA disse que com navios de guerra e aeronaves dos EUA e do Reino Unido chegou a abater 18 drones, dois mísseis de cruzeiro antinavio e um míssil balístico — não foram relatados feridos ou danos nos ataques. Os desvios através do extremo sul da África, incluindo da gigante alemã Hapag-Lloy, acrescentam entre 10 e 14 dias a cada viagem entre a Ásia e o norte da Europa. Os navios cargueiros são o principal meio de transporte de produtos manufaturados e semimanufaturados em todo o mundo e a aceleração dos desvios fez com que o Índice de Frete Contentorizado de Xangai — uma medida dos custos de movimentação de um único contentor de 76 metros cúbicos em uma série de rotas de longo curso — atingisse, na última sexta-feira (5), a sua taxa mais elevada fora da pandemia COVID-19, computando um gasto médio superior de aproximadamente 100% nos valores praticados. Para se ter uma ideia, o custo de transportar um contêiner de Xangai para Gênova passou de US$ 1.956 (R$ 9.598,48) para US$ 4.178 (R$ 20.502,28). As companhias marítimas têm abandonado cada vez mais as rotas do mar Vermelho e do canal de Suez desde o final de novembro. Elas foram dissuadidas por ataques de mísseis houthis, contra navios com alguma ligação com Israel que transitam pela região em resposta à guerra desproporcional travada por Tel Aviv contra o Hamas em Gaza, que já matou mais de 22 mil palestinos, segundo informações das autoridades locais. O número de desvios aumentou desde o ataque ocorrido em 30 de dezembro ao Maersk Hangzhou, operado pela dinamarquesa AP Moller-Maersk. O ataque abalou a confiança das companhias marítimas de que a Operação Guardiões da Prosperidade dos EUA, destinada a prevenir ataques houthis, resolveria o problema.
https://noticiabrasil.net.br/20240104/houthis-rejeitam-declaracao-conjunta-de-12-paises-contra-ataques-a-navios-comerciais-no-mar-32378549.html
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Temores de segurança no mar Vermelho cortam drasticamente remessas pelo canal de Suez, diz mídia
06:39 10.01.2024 (atualizado: 07:07 10.01.2024) Os últimos ataques houthis aceleram os planos para desviar navios ao redor do Cabo da Boa Esperança mesmo após afirmação de que somente navios ligados a Israel seriam alvos em potencial.
De
acordo com o Financial Times (FT), o
número de navios cargueiros na foz do mar Vermelho a caminho do canal de Suez diminuiu 90% na primeira semana de janeiro em comparação com o início de 2023, aponta uma pesquisa realizada pela empresa de serviços de transporte marítimo Clarksons, com sede em Londres. Segundo dados da pesquisa, o
número de navios que desviaram do mar Vermelho para contornar o Cabo da Boa Esperança até ontem (9) era
mais do dobro do total registrado em 21 de dezembro.
Na noite de terça-feira, dia em que os números foram compilados, os
houthis lançaram um dos seus maiores ataques combinados contra o transporte marítimo até agora. O Comando Central dos EUA
disse que com navios de guerra e aeronaves dos EUA e do Reino Unido chegou a
abater 18 drones, dois mísseis de cruzeiro antinavio e um míssil balístico — não foram relatados feridos ou danos nos ataques.
Os desvios através do extremo sul da África, incluindo da gigante alemã Hapag-Lloy, acrescentam entre 10 e 14 dias a cada viagem entre a Ásia e o norte da Europa.
Os
navios cargueiros são o principal meio de transporte de produtos manufaturados e semimanufaturados em todo o mundo e a aceleração dos desvios fez com que o Índice de Frete Contentorizado de Xangai — uma medida dos custos de movimentação de um único contentor de 76 metros cúbicos em uma série de rotas de longo curso — atingisse, na última sexta-feira (5), a sua taxa mais elevada fora da pandemia COVID-19, computando um
gasto médio superior de aproximadamente 100% nos valores praticados. Para se ter uma ideia, o custo de transportar um contêiner de Xangai para Gênova passou de US$ 1.956 (R$ 9.598,48) para US$ 4.178 (R$ 20.502,28).
As
companhias marítimas têm abandonado cada vez mais as rotas do mar Vermelho e do canal de Suez desde o final de novembro. Elas foram dissuadidas por ataques de mísseis houthis,
contra navios com alguma ligação com Israel que transitam pela região em
resposta à guerra desproporcional travada por Tel Aviv contra o Hamas em Gaza, que já matou mais de 22 mil palestinos, segundo informações das autoridades locais.
O
número de desvios aumentou desde o ataque ocorrido em 30 de dezembro ao Maersk Hangzhou, operado pela dinamarquesa AP Moller-Maersk. O ataque
abalou a confiança das companhias marítimas de que a Operação Guardiões da Prosperidade dos EUA, destinada a prevenir ataques houthis, resolveria o problema.