Europa por si só: com Trump na Casa Branca, UE ficará isolada, afirma primeiro-ministro belga
19:54 16.01.2024 (atualizado: 20:02 16.01.2024)
© AFP 2023 / Giuseppe CacaceAlexander De Croo, primeiro-ministro da Bélgica, fala durante sessão da Cúpula Climática da COP28, em Dubai. Emirados Árabes Unidos, 2 de dezembro de 2023
© AFP 2023 / Giuseppe Cacace
Nos siga no
A vitória de Donald Trump na bancada republicana em Iowa já gerou as primeiras reações na Europa, onde não parece haver grande satisfação com o avanço eleitoral do ex-presidente dos Estados Unidos.
O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, advertiu que a União Europeia (UE) pode ficar sem o auxílio dos Estados Unidos caso Trump retorne à Casa Branca nas eleições de novembro de 2024.
"Se 2024 nos trouxer novamente o lema 'América em primeiro lugar', será mais do que nunca uma 'Europa por si só'", declarou o presidente belga em um discurso perante o Parlamento europeu.
Neste ano, De Croo desempenhará um papel crucial na política europeia, pois seu país ocupará a presidência rotativa do Conselho da UE nos próximos seis meses. Nesse contexto, o político enfatizou que, em 2024, muitas democracias e liberdades serão colocadas à prova.
"2024 será um ano crucial, no qual nossas democracias e liberdades serão testadas", afirmou Alexander De Croo, referindo-se às eleições presidenciais europeias, bem como as americanas.