- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cenário político no Japão tem dia de caos após dissolução do maior bloco governista

© AP Photo / Rodrigo Reyes MarinO primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, durante uma entrevista coletiva em seu escritório oficial, em Tóquio. Japão, 4 de janeiro de 2024
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, durante uma entrevista coletiva em seu escritório oficial, em Tóquio. Japão, 4 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2024
Nos siga no
O caos se instaurou na política japonesa após grandes blocos do Partido Liberal Democrata (PLD) anunciarem suas dissoluções devido a um escândalo de caixa dois que abalou o país e deve mudar o paradigma político, iniciando uma nova fase para o PLD.
O PLD é o maior partido do Japão, ficando no poder quase continuamente após a Segunda Guerra Mundial. Internamente, o partido é regido por diferentes facções, a maioria das quais consegue traçar sua origem às fundações do partido.
O maior bloco do partido, Seiwakai, também conhecido como facção Abe por, anteriormente, ter sido liderado pelo ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, e a Shisuikai, liderada pelo ex-secretário-geral Toshihiro Nikai, fizeram anúncios formais nesta sexta-feira (19) de que vão deixar de existir como grupos políticos.
A facção Kochikai, liderada pelo atual primeiro-ministro Fumio Kishida, também anunciou a sua dissolução. Lutando para se manter no poder, Kishida fez um expurgo de sua administração, removendo grandes nomes do partido envolvidos nas denúncias.
A notícia vem em meio a um escândalo de caixa dois descoberto no final do ano passado a partir da investigação da Procuradoria de Tóquio. Acredita-se que legisladores do partido tenham recebido cerca de 500 milhões de ienes (R$ 16 milhões) entre os anos de 2018 e 2022.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à esquerda, em primeiro plano), durante encontro com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida (à direita, em primeiro plano). Hiroshima, Japão, 19 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Panorama internacional
Lula recebe telefonema de premiê japonês e dialoga sobre possível acordo Mercosul-Japão
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала