Com ratificação da Turquia à Suécia na OTAN, Biden insta Congresso para venda dos F-16 'sem demora'
10:42 25.01.2024 (atualizado: 11:58 25.01.2024)
© AFP 2023 / Brendan SmialowskiO presidente dos EUA, Joe Biden (C/R), e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ladeados por suas respectivas delegações, observam durante uma reunião bilateral à margem da cúpula da OTAN no centro de congressos Ifema, em Madri, em 29 de junho, 2022
© AFP 2023 / Brendan Smialowski
Nos siga no
Avanço nas tratativas para ingresso sueco na aliança feito pela Turquia requentaram as negociações para aprovação da arrastada venda dos caças F-16 a Ancara, ação "estacionada" no Congresso estadunidense por quase três anos.
Na quarta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta aos líderes dos principais comitês do Congresso informando de sua intenção para iniciar o processo formal de notificação à venda dos aviões F-16 para a Turquia assim que Ancara concluir o processo de adesão da Suécia à OTAN.
Na carta aos principais membros dos comitês de Relações Exteriores do Senado e de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, Biden instou o Congresso a aprovar a venda "sem demora", disse uma autoridade norte-americana, segundo o portal Euractiv.
No documento, pede-se a venda dos F-16 e kits de modernização por US$ 20 bilhões (R$ 98,2 bilhões) para a Turquia. Desde 2021 que Ancara tenta fechar a compra, mas encontrou bastante resistência de legisladores norte-americanos.
A liberação para entrada de Estocolmo na Aliança Atlântica acabou sendo uma moeda de troca entre os dois países após o pedido do ingresso sueco em 2022.
No entanto, o senador Chris Van Hollen, um democrata que faz parte da comissão do Senado, lançou algumas dúvidas sobre uma aprovação rápida, dizendo que os legisladores precisam de garantias da administração Biden e da Turquia primeiro.
"Durante grande parte do tempo em que o presidente [Recep Tayyip] Erdogan esteve no cargo, a Turquia tem sido um aliado infiel da OTAN – portanto esta é uma notícia bem-vinda", afirmou Van Hollen à mídia.
O embaixador dos EUA na Turquia, Jeff Flake, disse que Erdogan possivelmente dará uma aprovação final sobre a adesão sueca dentro de dias, desencadeando passos rápidos para que o Congresso dos EUA endosse a venda dos F-16 para Ancara.
"Não vejo razão para que, tendo o parlamento atuado aqui, a Turquia espere. Então eu espero que assim que isso for transmitido a Washington, a notificação do Congresso [das vendas do F-16] aconteça. O presidente aqui precisa assiná-lo e depois o instrumento precisa ser transmitido a Washington. Assim que isso acontecer, esperamos que a notificação aconteça. E a notificação oficial acontecerá", disse Flake citado pela Reuters.
O parlamento turco ratificou a candidatura da Suécia à adesão à OTAN na terça-feira (23), eliminando um grande obstáculo à expansão da aliança militar ocidental após 20 meses de atraso, conforme noticiado.