- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: países ocidentais e árabes preparam plano de novo governo palestino com membros do Hamas

© AP Photo / Fatima ShbairPalestinos fogem da ofensiva terrestre israelense em Kahn Younis, Faixa de Gaza, 27 de janeiro de 2024
Palestinos fogem da ofensiva terrestre israelense em Kahn Younis, Faixa de Gaza, 27 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2024
Nos siga no
Segundo o Financial Times, diversos países estão elaborando um plano que deverá parecer "como se fosse a visão de paz" do presidente americano Joe Biden.
Países ocidentais e árabes estão discutindo a formação de um novo governo palestino, que pode envolver a ala política do movimento palestino Hamas, informou no sábado (27) o jornal britânico Financial Times (FT).
Segundo as fontes, as autoridades estão discutindo com os líderes palestinos a criação de um novo governo, e entre as ideias que estão sendo consideradas está a formação de uma administração tecnocrática dirigida por um primeiro-ministro.

"A ala política do Hamas será incluída no processo de formação de um novo governo se reconhecer a existência do Estado judeu nas fronteiras anteriores à guerra de 1967, quando Israel ocupou Gaza e a Cisjordânia", escreve o FT.

Salam Fayyad, ex-primeiro-ministro palestino, bem como Mohammad Mustafa, chefe do Fundo de Investimento Palestino, são considerados possíveis candidatos à chefia do governo.
O Capitólio dos EUA é visto através de uma janela do mais antigo prédio do Senado norte-americano, o Russell Senate Office Building, em Washington D.C., em 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Panorama internacional
Conflito israelo-palestino: quase todos os democratas no Senado dos EUA apoiam solução de 2 Estados
No entanto, diplomatas árabes sublinham que a administração será escolhida pelos palestinos. Segundo o jornal, deverão ser realizadas eleições após um período de transição.
Ao mesmo tempo, um dos diplomatas ressaltou que os países árabes terão que fazer o trabalho principal de formalização do plano para, em seguida, ele ser adotado pelos EUA, que têm a maior influência sobre Israel.
"Tem de parecer como se fosse a visão de paz do [presidente dos EUA, Joe] Biden", apontou.
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, tem se oposto repetidamente a uma solução de dois Estados, pois, disse ele, Israel somente garantirá sua segurança se mantiver o controle sobre os territórios palestinos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала