- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-embaixador da UE: EUA pagam preço por manter bases ilegais e indefensáveis ​​na Síria e no Iraque

© AFP 2023 / BRENDAN SMIALOWSKIOs restos mortais de Scott A. Wirtz, agente civil da Agência de Inteligência de Defesa (DIA, na sigla em inglês) e ex-Navy Seal, morto em um atentado suicida na Síria, são transportados na base aérea de Dover, em 19 de janeiro de 2019
Os restos mortais de Scott A. Wirtz, agente civil da Agência de Inteligência de Defesa (DIA, na sigla em inglês) e ex-Navy Seal, morto em um atentado suicida na Síria, são transportados na base aérea de Dover, em 19 de janeiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Nos siga no
Os Estados Unidos estão enfrentando as consequências de manter bases consideradas ilegais e indefensáveis na Síria e no Iraque.
A decisão do governo de Joe Biden de manter essas bases, desafiando abertamente o direito internacional, é vista como um presente contínuo ao Irã. Isso proporciona alvos vulneráveis a Teerã, permitindo que o país ataque a qualquer momento, humilhando os Estados Unidos e desafiando Washington a arriscar uma escalada, de acordo com Peter Ford, ex-embaixador do Reino Unido na Síria e especialista na região.
O presidente dos EUA, Joe Biden (à direita), e o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, chegam para entrevista coletiva na Casa Branca. Washington, D.C., EUA, 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Panorama internacional
Analista de riscos: EUA estão entrando em espiral de dívidas sem fim
Na semana passada, três soldados dos EUA foram mortos em um ataque a um posto avançado na Jordânia. A Casa Branca afirmou que os EUA responderão ao ataque no momento e local de sua escolha, mas não pretendem iniciar uma guerra com o Irã ou um conflito mais amplo no Oriente Médio.
Ford aconselha que a resposta racional para evitar futuros ataques seria encerrar as bases dos EUA na Síria e no Iraque. Ele destaca que observadores sensatos há muito tempo alertam que as tropas nessas bases são alvos fáceis e que a presença delas não tem outro propósito além de impedir que a Síria e o Iraque exerçam plena soberania sobre seus territórios.
Embora Washington tenha continuado a operar essas bases, desafiando a soberania síria e o direito internacional, isso continua sendo um embaraço para os Estados Unidos, sublinha Ford. As Forças Armadas dos EUA mantiveram as bases impunemente sob três presidentes — Barack Obama, Donald Trump e Joe Biden.
Parlamentares chilenos discutem proposta da direita para uma nova Constituição para o país. Santiago, 17 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Panorama internacional
Nem à esquerda e nem à direita: após dois 'nãos', Chile vai desistir de nova Constituição?
Ford não espera que a administração Biden abandone imediatamente as bases, apesar do último incidente e da alta probabilidade de mais ataques acontecerem. Ele acredita que inicialmente os Estados Unidos podem se debater para tomar uma decisão sensata, como a retirada, mas eventualmente o Pentágono pode insistir nessa saída, como ocorreu no Afeganistão.
No entanto Ford observa que essa retirada não será imediata, pois isso favoreceria as alegações dos republicanos de que Biden é fraco. Biden afirmou na terça-feira (30) que já decidiu como responder ao ataque à base na Jordânia. Ele também responsabilizou parcialmente o Irã pelo ataque às tropas americanas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала