- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump: 'Se Biden não for indiciado, então eu também não serei'

© AP Photo / Andrew HarnikEx-presidente norte-americano, Donald Trump, durante o caucus em Iowa, 15 de janeiro de 2024
Ex-presidente norte-americano, Donald Trump, durante o caucus em Iowa, 15 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2024
Nos siga no
A declaração foi dada nesta sexta-feira (9) durante o discurso de Donald Trump no Fórum Presidencial da Associação Nacional de Rifles em Harrisburg, na Pensilvânia.
O ex-presidente Donald Trump expressou sua esperança de que, se o presidente Joe Biden não for acusado em seu caso de manuseio indevido de documentos confidenciais, então ele também não deveria enfrentar acusações.

"Se Biden não vai ser indiciado, então eu não deveria ser. [...] Isso é simplesmente uma perseguição seletiva ao adversário político de Biden", disparou o republicano.

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, durante a cúpula do G7 na Alemanha, 26 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2024
Panorama internacional
Biden: 'Fracasso do Congresso em aprovar nova ajuda à Ucrânia é quase um crime de negligência'
Um dia antes, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi exonerado pelo procurador especial Robert Hur, que liderou a investigação sobre se o presidente manipulou indevidamente documentos confidenciais.
A investigação concluiu que, embora Biden tenha retido intencionalmente documentos confidenciais, não foram recomendadas acusações criminais devido à alegada memória fraca do político democrata.
Um relatório especial divulgado pelo Departamento de Justiça em 8 de fevereiro revela que o presidente Biden reteve e utilizou indevidamente documentos confidenciais quando era vice-presidente.

"Concluímos que as provas são insuficientes para condenar e recusamos recomendar acusações contra o sr. Biden pela retenção de documentos confidenciais do Afeganistão", afirma o documento.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, posam para foto antes de seu encontro como parte do 3º Fórum do Cinturão e Rota, no Grande Salão do Povo, em Pequim, na China - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2024
Panorama internacional
Putin sabe que aliança Rússia-China desafia ordem internacional dominada pelos EUA, diz especialista
O relatório de Hur também faz referência em diversas ocasiões à memória do presidente Biden, que ele descreve como "significativamente limitada" durante entrevistas com um escritor fantasma encarregado de escrever suas memórias e com o gabinete do procurador especial.

"Também consideramos que, em um julgamento, o sr. Biden provavelmente se apresentaria a um júri, como fez durante nossa entrevista com ele, como um homem idoso, simpático, bem-intencionado e com memória fraca [...]. Suas observações e depoimentos são algo que muitos jurados podem usar para identificar dúvidas razoáveis. Seria difícil convencer um júri a condená-lo por um crime grave que requer um estado de espírito intencional", acrescenta o relatório.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала