Cuba e Coreia do Sul estabelecem relações diplomáticas e consulares
17:33 14.02.2024 (atualizado: 19:29 14.02.2024)
© AP Photo / Desmond BoylanFotografia do artista visual sul-coreano Han Sungpil, exibida durante a Feira de Arte Bienal de Havana. Cuba, 22 de maio de 2015
© AP Photo / Desmond Boylan
Nos siga no
Os governos de Cuba e da Coreia do Sul estabeleceram relações diplomáticas e consulares por meio de um intercâmbio entre suas respectivas representações na Organização das Nações Unidas (ONU), informou nesta quarta-feira (14) o Ministério das Relações Exteriores da ilha.
Segundo o comunicado, o estabelecimento de relações oficiais entre os dois países foi realizado de acordo com os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional:
"Em 14 de fevereiro de 2024, foram estabelecidas relações diplomáticas e consulares entre a República de Cuba e a República da Coreia, por meio de uma troca de notas diplomáticas realizada entre as representações permanentes de ambos os países junto às Nações Unidas, em Nova York", afirmou em nota oficial o Ministério das Relações Exteriores cubano.
Até agora, Cuba era o único país da América Latina com o qual a Coreia do Sul não mantinha relações diplomáticas, apesar de manter intercâmbios em diversas esferas.
Apesar de não terem mantido relações diplomáticas durante as últimas seis décadas, Havana e Seul realizaram um intercâmbio comercial total de R$ 2,27 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões) entre 2005 e 2020, segundo dados do Gabinete Nacional de Estatística e Informação.