Transparência Internacional envolvida em escândalo de corrupção?
15:00 21.02.2024 (atualizado: 16:01 21.02.2024)
Jabuticaba Sem Caroço #321
Nos siga no
A ONG Transparência Internacional vive um momento crítico desde que entrou na mira do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que abriu uma investigação para averiguar se a organização recebeu indevidamente recursos do acordo de leniência da J&F.
A organização diz zelar pela transparência e costuma elaborar índices de corrupção em governos. De acordo com a última pesquisa realizada pela ONG, o Brasil perdeu dez posições e ficou em 104º lugar no índice sobre percepção da corrupção. Segundo parlamentares ligados ao governo, o dado seria "altamente enviesado" e feito para provocar desgaste no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
🎙️ No episódio de hoje, vamos debater se a Transparência Internacional está envolvida com improbidade administrativa. @HideoLacerda, um dos nossos convidados de hoje, nos ajudará a entender a questão. pic.twitter.com/rDoFngHyRn
— Jabuticaba Sem Caroço (@jabuticabasc) February 21, 2024
Para discutir o assunto, Thaiana de Oliveira e Maurício Bastos recebem Antonio Carlos de Freitas Junior, mestre em direito constitucional pela Universidade de São Paulo (USP) e sócio do escritório A. C. Freitas Advogados; Fernando Hideo Lacerda, advogado que representa o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) na ação que investiga a Transparência Internacional; e Fernando Teixeira, economista, especialista em direito empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em compliance corporativo pela Universidade da Pensilvânia.
🫐 No episódio de hoje, recebemos Antonio Carlos Freitas Jr., mestre em direito constitucional pela @usponline; @HideoLacerda, advogado que representa o deputado federal Rui Falcão; e o economista Fernando Teixeira. Ouça agora!https://t.co/in3j6fljTF
— Jabuticaba Sem Caroço (@jabuticabasc) February 21, 2024