https://noticiabrasil.net.br/20240227/ucranianos-em-retirada-tentam-impedir-o-avanco-russo-com-ataques-terroristas-quimicos-33289066.html
Ucranianos em retirada tentam impedir avanço russo com ataques terroristas químicos
Ucranianos em retirada tentam impedir avanço russo com ataques terroristas químicos
Sputnik Brasil
Os serviços especiais ucranianos planejaram um ataque terrorista na região russa de Zaporozhie usando um análogo do agente de guerra química BZ fabricado nos... 27.02.2024, Sputnik Brasil
2024-02-27T16:17-0300
2024-02-27T16:17-0300
2024-02-27T17:47-0300
rússia
eugeni nikulin
igor kirillov
estados unidos
ucrânia
federação da rússia
serviço federal de segurança (fsb)
onu
organização para a proibição de armas químicas (opaq)
operação militar especial russa
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e7/0b/03/31254959_0:160:3072:1888_1920x0_80_0_0_a277083d276a88f6a6c9d81a49431986.jpg
O FSB evitou um ataque de sabotagem química na região russa de Zaporozhie.A trama envolvia um análogo do agente de guerra química BZ, fabricado nos EUA, também conhecido como benzilato de 3-quinuclidinil (QNB), de acordo com os serviços de segurança russos."O BZ é considerado uma arma não letal, mas incapacita a pessoa por muito tempo. A pessoa perde a orientação espacial e sofre de alucinações sonoras, auditivas e luminosas. A pessoa fica incapacitada de 70 a 80 horas", explicou.O FSB publicou vídeos da detenção de três ucranianos suspeitos de planejar o ataque. Durante a detenção, foram apreendidos dois pacotes de uma residência particular, dentro dos quais havia vários frascos com a inscrição "Biosporina" em ucraniano.Embora seja considerada uma arma não letal, a BZ pode levar à paralisia do músculo cardíaco e à morte com uma dosagem suficientemente grande, alertou Nikulin. BZ é um pó cristalino branco estável, sem sabor ou cheiro. A substância é quase insolúvel em água, mas solúvel em ácidos diluídos, álcool e na maioria dos outros solventes, clorofórmio e outros halogenetos de alquila.Como surgiuO BZ foi desenvolvido pelos militares dos EUA no Edgewood Arsenal, em Maryland, em 1955. Seus efeitos psicoativos só foram percebidos em 1961, e os testes de campo para determinar sua eficácia em combate foram concluídos em 1966. O Exército dos EUA o descreve como um "depressor do sistema nervoso central".Segundo especialistas russos, o efeito do agente BZ começa a se manifestar entre três minutos e três horas, a depender da dose, após a inalação de ar contaminado. A vítima sofre de batimentos cardíacos acelerados, visão turva, marcha instável, confusão e vômitos. Depois de oito horas, isso é seguido por dormência, perda de fala e imobilidade completa — seguidos por quatro dias de excitação e confusão à medida que os efeitos passam.Os EUA anunciaram a destruição completa dos arsenais de BZ em 1990, quando cerca de 50 toneladas da substância foram eliminadas. No entanto, de acordo com Igor Kirillov, chefe das forças de defesa radiológica, química e biológica das Forças Armadas russas, os EUA ainda podem produzir toneladas de produtos químicos precursores de armas todos os anos.Segundo o especialista, a substância foi usada diversas vezes contra soldados sírios que lutavam contra terroristas sectários apoiados pelos EUA — e agora foi encontrada na Ucrânia. Ele acredita que o BZ veio dos EUA para a Ucrânia como parte de outras entregas de armas. Nikulin observou que os jihadistas sírios também pareciam obter os seus agentes químicos de fontes dos EUA.Nikulin disse que a última conspiração dos militares ucranianos tenta impedir o avanço da Rússia com atos de sabotagem química.
https://noticiabrasil.net.br/20240227/vice-lider-do-governo-na-camara-a-sputnik-nao-ha-pais-com-tanta-emenda-parlamentar-como-o-brasil-33284142.html
https://noticiabrasil.net.br/20240226/expulsao-de-brasileiros-na-argentina-medida-do-governo-milei-pode-levar-brasil-a-fazer-o-mesmo-33265594.html
https://noticiabrasil.net.br/20240222/negar-genocidio-em-gaza-e-esconder-a-realidade-diz-ministro-luiz-marinho-a-sputnik-33207552.html
estados unidos
ucrânia
federação da rússia
zaporozhie
donetsk
kiev
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e7/0b/03/31254959_171:0:2902:2048_1920x0_80_0_0_e6a9aa240f2ec6e2c89c9c8feb5b3f4b.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
rússia, eugeni nikulin, igor kirillov, estados unidos, ucrânia, federação da rússia, serviço federal de segurança (fsb), onu, organização para a proibição de armas químicas (opaq), zaporozhie, donetsk, kiev, organização das nações unidas, exército dos eua
rússia, eugeni nikulin, igor kirillov, estados unidos, ucrânia, federação da rússia, serviço federal de segurança (fsb), onu, organização para a proibição de armas químicas (opaq), zaporozhie, donetsk, kiev, organização das nações unidas, exército dos eua
Ucranianos em retirada tentam impedir avanço russo com ataques terroristas químicos
16:17 27.02.2024 (atualizado: 17:47 27.02.2024) Os serviços especiais ucranianos planejaram um ataque terrorista na região russa de Zaporozhie usando um análogo do agente de guerra química BZ fabricado nos EUA, de acordo com o Serviço Federal de Segurança Russo (FSB, sigla em russo). O que é BZ e como chegou à Ucrânia?
O FSB evitou um ataque de sabotagem química na região russa de Zaporozhie.
A trama envolvia um análogo do agente de
guerra química BZ, fabricado nos EUA, também conhecido como
benzilato de 3-quinuclidinil (QNB), de acordo com os serviços de segurança russos.
"O agente de guerra química [BZ] tem sido usado pelos EUA desde o final da década de 1950", disse à Sputnik Igor Nikulin, especialista militar e ex-membro da Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Armas Químicas e Biológicas.
"O BZ é considerado uma arma não letal, mas incapacita a pessoa por muito tempo. A pessoa perde a orientação espacial e sofre de alucinações sonoras, auditivas e luminosas. A pessoa fica incapacitada de 70 a 80 horas", explicou.
O FSB publicou vídeos da detenção de três ucranianos suspeitos de planejar o ataque. Durante a detenção, foram apreendidos dois pacotes de uma residência particular, dentro dos quais havia vários frascos com a inscrição "Biosporina" em ucraniano.
Embora seja considerada uma arma não letal, a BZ pode levar à paralisia do músculo cardíaco e à morte com uma dosagem suficientemente grande, alertou Nikulin. BZ é um pó cristalino branco estável, sem sabor ou cheiro. A substância é quase insolúvel em água, mas solúvel em ácidos diluídos, álcool e na maioria dos outros solventes, clorofórmio e outros halogenetos de alquila.
O BZ foi desenvolvido pelos
militares dos EUA no Edgewood Arsenal, em Maryland, em 1955. Seus efeitos psicoativos só foram percebidos em 1961, e os testes de campo para determinar sua eficácia em combate foram concluídos em 1966. O Exército dos EUA o descreve como um "depressor do sistema nervoso central".
De acordo com o Pentágono, poderia "perturbar as altas funções integrativas da memória, resolução de problemas, atenção e compreensão", enquanto "uma dose relativamente elevada produz delírio tóxico, destruindo a capacidade do indivíduo de realizar qualquer tarefa militar".
Segundo especialistas russos, o efeito do agente BZ começa a se manifestar entre três minutos e três horas, a depender da dose, após a inalação de ar contaminado. A vítima sofre de batimentos cardíacos acelerados, visão turva, marcha instável, confusão e vômitos. Depois de oito horas, isso é seguido por dormência, perda de fala e imobilidade completa — seguidos por quatro dias de excitação e confusão à medida que os efeitos passam.
Os EUA anunciaram a destruição completa dos arsenais de BZ em 1990, quando cerca de 50 toneladas da substância foram eliminadas. No entanto, de acordo com Igor Kirillov, chefe das forças de defesa radiológica, química e biológica das Forças Armadas russas, os EUA ainda podem produzir toneladas de produtos químicos precursores de armas todos os anos.
"Os americanos produzem na cidade de Edgewood […]. Há lá uma fábrica-piloto que pode produzir cerca de 20 toneladas dessa substância anualmente, mas alegadamente os EUA destruíram os seus arsenais. Ainda assim, não se pode, porque, ao contrário da Rússia, os americanos não permitiram a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) em suas instalações. Não há confirmação de que eles realmente destruíram tudo, todos os seus suprimentos", arrematou Nikulin.
Segundo o especialista, a substância foi usada diversas vezes contra soldados sírios que lutavam contra terroristas sectários apoiados pelos EUA — e agora foi encontrada na Ucrânia. Ele acredita que o BZ veio dos EUA para a Ucrânia como parte de outras entregas de armas. Nikulin observou que os jihadistas sírios também pareciam obter os seus agentes químicos de fontes dos EUA.
"Os turcos capturaram repetidamente militantes sírios na fronteira com agentes de guerra química marcados como 'Fabricados nos EUA'. Portanto, não há nada particularmente novo aqui […]. Vemos que os Estados Unidos violaram a Convenção (que eles próprios assinaram) e, ao que parece, continuam a violar [a lei]", destaca o especialista.
Nikulin disse que a última conspiração dos
militares ucranianos tenta impedir o avanço da Rússia com atos de sabotagem química.
"Eles já usaram repetidamente várias substâncias químicas [de nível militar] nas regiões de Zaporozhie e Donetsk. Infelizmente, esta é a natureza do regime nazista de Kiev. No entanto, não há nenhuma investigação internacional em andamento. Ninguém, mesmo na ONU, está particularmente indignado com tais ações bárbaras", concluiu o oficial.