Hamas alerta que não prolongará negociações de cessar-fogo enquanto Israel continuar a atacar Gaza
18:48 05.03.2024 (atualizado: 19:28 05.03.2024)
© AP Photo / Fatima ShbairPalestinos fazem fila para refeição fornecida por ajuda humanitária em Rafah. Faixa de Gaza, 16 de fevereiro de 2024
© AP Photo / Fatima Shbair
Nos siga no
Nesta terça-feira (5), o Hamas rejeitou a possibilidade de continuar as negociações com Israel sobre um eventual cessar-fogo na Faixa de Gaza e uma troca de reféns por prisioneiros palestinos enquanto o Estado judeu continuar a sua ofensiva militar no enclave costeiro.
"Não permitiremos que o caminho das negociações permaneça aberto indefinidamente enquanto a agressão e a guerra da fome contra o nosso povo continuarem", afirmou Osama Hamdan, comandante sênior da organização palestina em uma conferência de imprensa em Beirute, conforme comunicado relatado pela rede Al Jazeera.
"Não haverá troca de prisioneiros até depois do cessar-fogo na Faixa de Gaza. Se as condições de resistência não forem cumpridas, a questão dos prisioneiros não está em cima da mesa… É Israel que está bloqueando a obtenção de um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza", afirmou o comandante palestino.
Hamdan também comentou que o Hamas apelou ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para remover o funcionário da ONU que apresentou o que ele disse ser um relatório falso, alegando violência sexual cometida pelo movimento palestino no último dia 7 de outubro.