Putin em reunião com Grossi: Rússia faz tudo para aumentar segurança nas instalações nucleares
11:00 06.03.2024 (atualizado: 12:59 06.03.2024)
© Sputnik / Ramil SitdikovO presidente russo, Vladimir Putin, e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, apertam as mãos antes de uma reunião na residência de Bocharov Ruchei em Sochi, Rússia, 6 de março de 2024
© Sputnik / Ramil Sitdikov
Nos siga no
Nesta quarta-feira (6), o líder russo Vladimir Putin se encontrou com o chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi, em Sochi.
A Rússia está fazendo tudo para fortalecer a segurança das instalações nucleares, disse Putin ao diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
"Continuamos sendo um dos líderes indiscutíveis nesta área no mundo. Não apenas operamos, mas desenvolvemos ativamente a energia nuclear, consideramos que é uma forma de energia ecologicamente correta. Estamos fazendo tudo para melhorar a segurança nas instalações nucleares", afirmou o líder russo.
Ao mesmo tempo, Putin disse que Moscou "está pronta para compartilhar seus desenvolvimentos em energia nuclear com todos os parceiros interessados".
"Estamos prontos para continuar a trabalhar em todas estas áreas e estamos gratos pelos passos recíprocos para fortalecer o trabalho conjunto."
© Sputnik / Ramil SitdikovO presidente russo, Vladimir Putin, o diretor-geral da Rosatom, Aleksei Likhachev, e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, participam de uma reunião na residência de Bocharov Ruchei em Sochi, Rússia, 6 de março de 2024
O presidente russo, Vladimir Putin, o diretor-geral da Rosatom, Aleksei Likhachev, e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, participam de uma reunião na residência de Bocharov Ruchei em Sochi, Rússia, 6 de março de 2024
© Sputnik / Ramil Sitdikov
Em resposta a Putin, Grossi declarou que o encontro deles foi muito importante e oportuno, uma vez que presenciou a disposição russa para abordar temas delicados.
"Para mim é muito importante estar aqui. Nossa primeira conversa aconteceu em São Petersburgo há um ano e meio, foi um encontro importante. [...] Do meu ponto de vista, essa conversa também é muito importante, e agradeço a possibilidade de discutir estas questões convosco", afirmou.
Antes de encontrar com o presidente, Grossi manteve conversas extensas com representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa russos e com Aleksei Likhachev, chefe da estatal nuclear Rosatom.
Com Likhachev, o diretor-geral dialogou especificamente sobre a usina nuclear de Zaporozhie.
"O foco estava em questões relacionadas à garantia da segurança da usina nuclear de Zaporozhie", ao mesmo tempo foi conversado "que contribuição a Rússia como um todo dará para o desenvolvimento da energia nuclear no planeta", afirmou o chefe da Rosatom, conforme noticiado.