- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Primeiro-ministro da Eslováquia diz que nível de corrupção na Ucrânia é 'extremamente alto'

© AFP 2023 / Roman PilipeyMilitares seguram bandeira ucraniana sobre caixão do poeta e militar ucraniano Maksim Kryvtsov, morto na linha de frente da operação militar especial, no Mosteiro da Cúpula Dourada de São Miguel, em Kiev, Ucrânia, em 11 de janeiro de 2024
Militares seguram bandeira ucraniana sobre caixão do poeta e militar ucraniano Maksim Kryvtsov, morto na linha de frente da operação militar especial, no Mosteiro da Cúpula Dourada de São Miguel, em Kiev, Ucrânia, em 11 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2024
Nos siga no
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, admitiu que todos sabem que o nível de corrupção é "extremamente alto" na Ucrânia, mas é "politicamente incorreto" falar sobre isso. A declaração acontece em meio aos pedidos do presidente Vladimir Zelensky para envio de recursos por países aliados.
Durante uma entrevista para a agência sérvia Tanjug, o político apontou que, ao abordarem a integração europeia da Ucrânia, ele expressava apoio à entrada do país no bloco, "mas quando estiver pronto".
"E eu levanto a questão da corrupção, por exemplo. Todos sabemos que o nível de corrupção na Ucrânia é extremamente alto. E então vários primeiros-ministros me dizem: 'Robert, você está certo, mas não é politicamente correto, não é o que se deve dizer'", disse.
Além disso, o primeiro-ministro eslovaco afirmou que a estratégia ocidental com relação à operação militar especial na Ucrânia não funcionou.
"Ainda mais armas, assim como sistemas modernos, estão sendo direcionados para a Ucrânia. As pessoas começam a falar sobre o envolvimento das tropas da UE e da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] de alguma forma, por exemplo, no treinamento de tropas diretamente no território ucraniano", indicou, ao concluir que "não há solução militar".
Papa Francisco se prepara para partir depois de presidir a Via Sacra na Sexta-feira Santa, no monumento do Coliseu em Roma, Itália, 15 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2024
Panorama internacional
Papa Francisco sobre a Ucrânia: lado perdedor deve levantar a bandeira branca

"Portanto, a Eslováquia é um dos países que ajudará a Ucrânia apenas de forma humanitária e civil", disse, acrescentando que o país está disposto a ajudar no processo de desminagem.

Na semana passada, Fico declarou que vários países membros da OTAN e da União Europeia "estão considerando a possibilidade" de enviar tropas à Ucrânia "de forma bilateral", em um embate que poderia levar a aliança ocidental a um conflito direto com a Rússia.
"Não posso dizer com que propósito [as tropas seriam enviadas] e o que teriam que fazer lá", disse Fico, advertindo que o objetivo de "exercer certa pressão" sobre o presidente russo, Vladimir Putin, "não será alcançado" e só provocará "uma enorme escalada de tensões".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала