Milei 'dá soberania' aos EUA com base militar em Ushuaia, alerta deputado chileno
16:43 09.04.2024 (atualizado: 21:27 09.04.2024)
© AP Photo / Natacha PisarenkoMemorial em Ushuaia da Guerra das Malvinas
© AP Photo / Natacha Pisarenko
Nos siga no
O deputado chileno Jorge Brito (Revolução Democrática) afirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira (9) que o presidente da Argentina, Javier Milei, cede a soberania de seu país aos Estados Unidos ao aceitar a construção de uma base militar em Ushuaia, no sul do território argentino.
Brito, membro da Comissão de Defesa da Câmara dos Deputados, garantiu que "os EUA, através do Comando Sul, iniciaram uma campanha agressiva para estimular a corrida armamentista na América do Sul".
"Tomamos conhecimento do anúncio de que os EUA iriam instalar uma base militar no sul da Argentina. Lamento que o presidente Javier Milei tenha cedido a soberania a esse país", disse o parlamentar.
Milei anunciou a criação de uma base naval conjunta com Washington na cidade de Ushuaia, no sul do país, cujos objetivos seriam criar uma porta de entrada para a Antártica e o início de uma estratégia para, no futuro, recuperar as ilhas Malvinas.
"Esta base militar abre um dilema de segurança entre dois povos irmãos. Os nossos países prosperarão quando colaborarem, e não quando desperdiçarem dinheiro em corridas armamentistas que não têm muito a ver com o interesse do nosso povo, mas sim com o declínio dos EUA e sua concorrência com a China", afirmou Brito.