- Sputnik Brasil, 1920
Mundioka
O podcast que fala sobre as raízes do que acontece no mundo. De segunda a sexta, Melina Saad e Marcelo Castilho entrevistam especialistas e personalidades sobre assuntos internacionais. Agora disponível na rádio Metropolitana 80.5 FM no Rio de Janeiro, às 18h.

Podemos ficar sem Internet se os cabos submarinos forem cortados no Oriente Médio?

Mundioka #333
Nos siga no
Os danos aos cabos submarinos no mar Vermelho estão causando interrupções significativas nas redes de telecomunicação e Internet, levando os provedores a redirecionar um quarto do tráfego entre Ásia, Europa e Oriente Médio.
Embora a causa dos danos não seja clara, há especulação sobre sabotagem por parte dos houthis do Iêmen.
É importante lembrar que a nossa comunicação depende mais de cabos do que de satélites. Nesse sentido, o corte de cabos de Internet poderia ser uma estratégia de países em conflito? Qual seria o impacto mundial de um apagão na Internet?
De que maneira a adoção de uma rede interna própria, como ocorre na Rússia, minimizaria os impactos de possíveis apagões? Para debater o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho conversaram com Claudio Miceli, professor do programa de engenharia de sistemas e computação da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ); e Guilherme Carvalho, pesquisador na área de defesa e segurança internacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала