Mídia: Japão negocia novo acordo de segurança com a França, sob alegação de conter a China
18:38 01.05.2024 (atualizado: 21:34 01.05.2024)
© AP Photo / Shuji KajiyamaUma bandeira japonesa tremula na sede do Banco do Japão em Tóquio
© AP Photo / Shuji Kajiyama
Nos siga no
Segundo noticiou a agência japonêsa Kyodo, o acordo estará no topo da agenda do encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente francês, Emmanuel Macron, marcado para a quinta-feira (2).
O Japão está engajado em iniciar negociações com a França sobre um novo acordo de acesso recíproco relacionado a defesa e segurança que inclui exercícios militares conjuntos e esforços recíprocos para ajuda em desastres.
Segundo informou a agência de notícias japonesa Kyodo, citando fontes do governo japonês, o tema estará no topo da agenda da reunião entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente francês, Emmanuel Macron, marcado para ocorrer em Paris, na quinta-feira (2).
O Japão tem promovido ativamente a cooperação em segurança com seus aliados na região do Indo-Pacífico, sob alegação de atividade militar crescente da China e sua disputa territorial com Pequim pelas Ilhas de Diaoyu, chamadas de Ilhas Senkaku no Japão. Segundo a agência Kyodo, a França tem interesses próprios na região relacionados à Nova Caledónia, território ultramarino francês que abrange dezenas de ilhas, localizado no Oceano Pacífico.
Segundo a agência, o Japão já assinou acordos de acesso recíproco com a Austrália e o Reino Unido, para garantir um destacamento mais rápido e eficiente de forças militares entre os três países. Ademais, o Japão tem estado envolvido em negociações sobre um acordo semelhante com as Filipinas.