MRE do Reino Unido expressa oposição à ideia de Macron de enviar tropas à Ucrânia
15:17 03.05.2024 (atualizado: 16:47 03.05.2024)
© AP Photo / Thomas PeterDavid Cameron, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, fala com repórter (fora da foto) ao lado Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas, em Kiev. Ucrânia, 2 de maio de 2024
© AP Photo / Thomas Peter
Nos siga no
David Cameron comentou as declarações do líder francês, deixando claro que seria errado "os soldados da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] matarem militares russos".
David Cameron, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, disse em uma entrevista à emissora britânica Sky News que não acredita que a ideia do presidente francês Emmanuel Macron de enviar tropas para a Ucrânia seja correta.
Anteriormente, o presidente francês falou sobre essa possibilidade, detalhando que isso aconteceria se o Exército russo rompesse a linha do front e houvesse uma solicitação correspondente de Kiev para o apoio militar estrangeiro. O presidente francês afirma que "muitos países da União Europeia" concordaram com essa abordagem de Paris.
"Ele [Cameron] advertiu contra a implementação da ideia de Macron de considerar o envio de tropas da OTAN para a Ucrânia para participar dos combates se o Exército do [presidente russo] Vladimir Putin fizer um avanço, dizendo que tal medida seria uma 'escalada perigosa'", disse o ministro britânico, segundo a Sky News.
O ministro das Relações Exteriores britânico acrescentou que "seria errado os soldados da OTAN matarem militares russos", crendo não haver necessidade disso, dado o programa de treinamento para os soldados ucranianos enviados ao Ocidente.