- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Queda de Chasov Yar pode se tornar 'ponto de virada' no conflito na Ucrânia, avaliam especialistas

© AP Photo / Efrem LukatskyTanque ucraniano da 17ª Brigada de Tanques dispara contra posições russas em Chasov Yar. Ucrânia, 29 de fevereiro de 2024
Tanque ucraniano da 17ª Brigada de Tanques dispara contra posições russas em Chasov Yar. Ucrânia, 29 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2024
Nos siga no
Após o anúncio na imprensa, nesta sexta-feira (3), pelo vice-chefe da Diretoria Principal de Inteligência da Ucrânia, Vadim Skibitsky, é apenas uma questão de tempo até que as forças russas tomem a cidade de Chasov Yar. O ponto em questão agora é sobre as consequências dessa tomada, segundo especialistas ouvidos pela Sputnik.
Chasov Yar é de importância primordial tanto para as forças russas quanto para as ucranianas, pois a cidade tem significância política, militar e logística, afirmou o especialista militar e herói de guerra russo, Rustem Klupov, à Sputnik.

"Do ponto de vista militar, a cidade continua sendo um dos principais pontos de defesa, servindo de apoio logístico e técnico ao grupo de batalha ucraniano nessa área", disse Skibitsky, destacando também a vantajosa posição topográfica da cidade.

Quanto à importância política, a tomada de Chasov Yar pelas tropas russas — anteriormente descrita pelo presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, como "uma fortaleza inexpugnável" — será um novo golpe moral e psicológico para as tropas ucranianas, cujo espírito de luta já está em frangalhos, segundo Skibitsky.
Ele opinou que a estratégia russa agora deve ser transformar a ofensiva em uma reação em cadeia com ataques constantes, pressão e ações.

"O colapso de alguns elementos da defesa [ucraniana], como o apoio logístico, contribuirá para o colapso da defesa [das forças de Kiev] na linha de frente."

Tanque ucraniano da 17ª Brigada de Tanques dispara contra posições russas em Chasov Yar, 29 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2024
Operação militar especial russa
'É provavelmente uma questão de tempo' até a Rússia tomar Chasov Yar, admite inteligência da Ucrânia
Oleg Glazunov, especialista militar e professor do Departamento de Análise Política e Processos Sociopsicológicos da Universidade Russa de Economia Plekhanov, concorda.

"Quando Donetsk se tornou a capital da República Popular de Donetsk [RPD], Kramatorsk se tornou a capital da região de Donetsk [na parte da Ucrânia]. Ou seja, a queda de Chasov Yar é como a Batalha de Kursk [na Segunda Guerra Mundial]. A guerra [por procuração com a OTAN] continua, mas o Exército ucraniano continuará a recuar. Donbass está perdida para eles. É por isso que a queda de Chasov Yar é um ponto de virada", apontou Glazunov.

No canal de notícias russo no Telegram, o comentarista Voenny Obozrevatel relatou mais cedo que uma brigada de assalto do Batalhão Azov (organização terrorista proibida na Rússia) desobedeceu uma ordem do comandante-chefe das Forças Armadas ucranianas, Aleksandr Syrsky, para enviá-los a Chasov Yar, na tentativa de defender a cidade diante do avanço russo. A ordem foi sabotada porque os comandantes da brigada consideraram Chasov Yar perdida para o Exército ucraniano, segundo o comentarista.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала