- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministro espanhol insinua que Milei 'usa substâncias'; líder rebate citando Sánchez: 'Traz pobreza'

© AP Photo / Jose Luis MaganaJavier Milei em discurso durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês) 2024, no National Harbor, em Oxon Hill, Maryland. EUA, 24 de fevereiro de 2024
Javier Milei em discurso durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês) 2024, no National Harbor, em Oxon Hill, Maryland. EUA, 24 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2024
Nos siga no
Madri e Buenos Aires trocaram farpas neste sábado (4) depois que o ministro dos Transportes espanhol, Óscar Puente, sugeriu que o presidente da Argentina, Javier Milei, era usuário de drogas.
Na sexta-feira (3), em uma palestra na Escola de Governo do Partido Socialista Operário (PSOE), em Salamanca, na Espanha, Óscar Puente disse que Milei e o ex-presidente Donald Trump são "ruins" no que fazem e sugeriu que o líder argentino "usa substâncias".

"Se eu puder dar uma dica a vocês é: sejam vocês mesmos. Há pessoas muito ruins que, sendo elas mesmas, chegaram ao topo. Milei e Trump, por exemplo. Não sei se eles têm assessores. Se Milei tem, acredito que ele não os ouve muito [...]. Eu vi o Milei na TV e falei, enquanto ouvia ele, não sei em que estado ele estava, antes de ingerir ou depois de ingerir quais substâncias, e ele saiu para falar isso e eu disse, é impossível ganhar as eleições, ele cavou a sua cova. Pois não", afirmou o ministro aos estudantes, segundo o jornal El País.

Em resposta, o gabinete presidencial argentino repudiou as "calúnias e difamações" ditas por Puente e provocou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, ao apontar as acusações de corrupção sobre sua esposa, Begoña Gómez.

"O governo de Pedro Sánchez tem problemas mais importantes para lidar, como as acusações de corrupção que pairam sobre sua esposa, questão que o levou até a considerar sua renúncia", disse a nota argentina.

O gabinete de Milei também acusou o governo Sánchez de trazer "morte e pobreza" ao povo espanhol, além de colocar as mulheres do país em situação vulnerável por causa de "imigração ilegal".

"Pedro Sánchez colocou em perigo a unidade do Reino, concordando com os separatistas e levando à dissolução de Espanha; colocou as mulheres espanholas em risco ao permitir a imigração ilegal daqueles que ameaçam a sua integridade física; e colocou em perigo a classe média com as suas políticas socialistas que só trazem pobreza e morte [...]. Nós, argentinos, optamos por mudar o modelo que nos trouxe miséria e decadência. O mesmo modelo que o Partido Socialista Operário Espanhol aplica no seu país. Esperamos que o povo espanhol opte em breve por viver novamente em liberdade", afirmou a nota publicada pelo gabinete.

O premiê Pedro Sánchez é do mesmo partido que Óscar Puente, o PSOE. Begoña Gómez, está sendo investigada por supostos vínculos com empresas privadas, como a companhia aérea Air Europa, que acabaram recebendo fundos e contratos públicos do governo.
O presidente argentino Javier Milei chega para falar durante a reunião anual da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês), em 24 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2024
Panorama internacional
'O Moisés argentino': como Javier Milei é vendido para o público conservador americano?
A notícia da investigação fez o primeiro-ministro pensar em renunciar. Na segunda-feira (29), ele anunciou que permanecerá no cargo.
Em seguida, ao Ministério das Relações Exteriores espanhol rejeitou "os termos infundados" das declarações do governo argentino.

"O governo de Espanha rejeita categoricamente os termos infundados da declaração emitida pela Presidência da República Argentina, que não correspondem às relações de dois países e povos irmãos. O governo e o povo espanhol continuarão a manter e a reforçar os seus laços fraternos e as suas relações de amizade e colaboração com o povo argentino, vontade compartilhada por toda a sociedade espanhola", disse a nota emitida neste sábado (4), citada pelo El País.

A Argentina foi colônia da Espanha até 9 de julho de 1816, data em que consquistou sua independência.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала