- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cerca de 35 mil soldados alemães estão prontos para ajudar aliados em caso de emergência, diz Scholz

© Twitter / ReproduçãoGitanas Nauseda e Olaf Scholz, em 6 de maio de 2024
Gitanas Nauseda e Olaf Scholz, em 6 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2024
Nos siga no
Nesta segunda-feira (6), o chanceler Olaf Scholz se comprometeu a defender os três aliados alemães da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Báltico e a concluir o estabelecimento de uma brigada permanente na Lituânia até o final de 2027.
Após diálogos em Riga com os seus homólogos da Letônia, Estônia e Lituânia, o chanceler afirmou que a segurança das três nações também é fundamental para a segurança de Berlim.

"A Alemanha está determinada a defender cada centímetro do território da aliança […] e também gostaria de dizer isto aqui: um ataque a você também seria um ataque a todos nós", declarou Scholz, citado pela Bloomberg.

A autoridade também disse que 35 mil soldados alemães estão prontos para ajudar os aliados.

"Em caso de emergência, cerca de 35 mil militares alemães estão prontos para reagir rapidamente e ajudar os nossos aliados", afirmou, acrescentando que as Forças Armadas da Alemanha estarão concentradas na proteção do nordeste e da Europa Central, relatou a AFP.

Segundo a Bloomberg, um comando preliminar de cerca de 20 soldados alemães chegaram à Lituânia em abril e deverá se expandir para cerca de 150 militares até o final do ano.
Soldado romeno com bandeira da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2024
Panorama internacional
Países Bálticos estão ressentidos e pressionam OTAN para terem mais liderança, diz mídia americana
Cerca de 5 mil soldados ficarão permanentemente estacionados nas bases militares de Rukla, perto de Kaunas, no centro da Lituânia, e de Rudninkai, perto da capital Vilnius e da fronteira com Belarus.
Discursando ao lado de Scholz durante visita a um batalhão de tanques alemão na Lituânia nesta manhã, o presidente Gitanas Nauseda instou a Alemanha a acelerar o novo destacamento.
"Não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar nem um minuto", alertou Nauseda.
O envio de uma brigada para os Estados Bálticos faz parte do "ponto de virada histórico" de Scholz na política militar, a qual ele proclamou em um discurso ao Parlamento alemão poucos dias depois de a Rússia ter lançado a operação na Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала