- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Casa Branca não acha que Israel tenha cruzado 'linha vermelha' com operação em Rafah, diz mídia

© Foto / Forças de Defesa de IsraelForças de Defesa de Israel (FDI) durante operação na Faixa de Gaza
Forças de Defesa de Israel (FDI) durante operação na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2024
Nos siga no
A operação militar israelense "limitada" em Rafah não cruzou a "linha vermelha" do presidente americano Joe Biden e, portanto, ainda não levou a nenhuma mudança política do governo dos EUA em relação ao seu aliado mais próximo no Oriente Médio, informa o Axios, citando duas autoridades norte-americanas.
Na segunda-feira (6), Israel iniciou uma operação militar no leste de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse que a operação interromperá a entrega de assistência humanitária em andamento para Gaza e que o governo Biden continua se opondo a ela.

Biden não encara a operação israelense para tomar a passagem fronteiriça de Rafah, que as Forças de Defesa de Israel consideram ser um alvo-chave e um dos principais locais estratégicos do Hamas em Gaza, como um "ponto de ruptura" nas relações com Tel Aviv, comunicou a mídia.

Prédio da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, na sigla em inglês) parcialmente destruído por militares israelenses sob a justificativa de encontrarem túneis usados pelo Hamas nas proximidades. Faixa de Gaza, 8 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2024
Panorama internacional
'Israel não quer um cessar-fogo': negociações sobre trégua mantidas em 2º plano têm aval de Biden?
Mas isso pode mudar se a operação limitada se ampliar ou sair do controle e as forças israelenses entrarem na própria cidade de Rafah, onde mais de um milhão de refugiados palestinos estão se abrigando, disseram as autoridades.
Altos funcionários dos EUA também confirmaram que o governo Biden está pronto para suspender os fornecimentos de armas para Israel ou, pelo menos, condicionar o uso de sistemas específicos de armas, se o gabinete de guerra de Netanyahu decidir realizar uma grande operação militar em Rafah.
O The Wall Street Journal informou na segunda-feira (7) que Washington deveria fornecer cerca de 6.500 sistemas JDAM para Israel.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала