Especialistas explicam como balões de ar quente são usados no campo de batalha
13:52 10.05.2024 (atualizado: 16:19 10.05.2024)
© Sputnik / Vladimir Astapkovich
/ Nos siga no
As forças russas usam defesas aéreas avançadas e sistemas de guerra eletrônica para abater balões de ar quente ucranianos não tripulados, bem como usam do equipamento para executar melhor as estratégias no front, disseram especialistas à Sputnik.
A Rússia destruiu 37 balões ucranianos desde o início da operação militar especial, segundo o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu. No entanto, o uso de tais balões também não é incomum para as forças russas estacionadas nas linhas de frente.
Esses objetos são normalmente equipados com os chamados refletores de canto projetados para ajudar os balões a permanecerem em modo furtivo para radares para que eles possam detectar as defesas aéreas inimigas, disse Andrei Koshkin, um veterano acadêmico russo especializado em assuntos militares e internacionais, à Sputnik.
"Esses balões também ajudarão a resolver uma série de problemas relacionados com o fornecimento de 'defesa em camadas' se estiverem localizados a 20-30 quilômetros da fronteira ou da linha de frente, para que não possam ser destruídos", acrescentou o especialista, em uma aparente referência à operação militar especial em curso na Ucrânia.
Segundo Koshkin, a principal vantagem desses balões de última geração é que eles podem ser equipados com estações de radar avançadas e os refletores de canto mencionados.
Ele acrescentou que, no que diz respeito à Rússia, ela derruba efetivamente balões ucranianos usando sofisticadas defesas aéreas e sistemas de guerra eletrônica.
Koshkin foi ecoado pelo veterano observador militar russo e analista político Yevgeny Mikhailov, que disse à Sputnik que os balões ucranianos se tornam alvos fáceis para as tropas russas, até porque esses objetos não são tripulados.
"Portanto, penso que as forças russas continuarão a abater com sucesso quaisquer balões de ar ucranianos, mesmo que estes se tornem invisíveis. Em qualquer caso, esta é uma arma inútil na luta da Ucrânia contra a Rússia", apontou o analista.
Quanto aos objetivos, os balões de ar também poderiam ser utilizados para monitoramento meteorológico e para fins de reconhecimento, concluiu Mikhailov, lembrando que as forças ucranianas tentaram, sem sucesso, utilizar os objetos para transportar munições.